Google Play

Políticas do programa para desenvolvedores do Google Play

As políticas listadas abaixo são essenciais para proporcionar uma experiência positiva a todos os usuários do Google Play. Os termos definidos usados aqui têm o mesmo significado daqueles usados no Contrato de distribuição do desenvolvedor. Essas políticas devem ser revistas periodicamente, pois podem sofrer alterações.

Políticas de conteúdo

Nossas políticas de conteúdo aplicam-se a qualquer conteúdo que o app do desenvolvedor exibe ou ao qual se vincula, incluindo quaisquer anúncios exibidos aos usuários e quaisquer conteúdos gerados por usuários que o app hospeda ou aos quais se vincula. Da mesma forma, essas políticas se aplicam a qualquer conteúdo da conta de desenvolvedor que for exibida publicamente no Google Play, incluindo o nome do desenvolvedor e a página de destino do website de desenvolvedor listado. Além de cumprir essas políticas, o conteúdo do app deve obrigatoriamente ser classificado de acordo com nossas Diretrizes de classificação de conteúdo.

Termos e uso da rede

Os apps não podem criar um uso imprevisível da rede que tenha um impacto negativo sobre os custos de serviço do usuário ou sobre a rede da operadora autorizada. Os apps também não podem violar intencionalmente os Termos de Serviço da operadora autorizada quanto ao uso permitido ou quaisquer Termos de Serviço da Google.

Spam e posicionamento na loja

Os desenvolvedores são parceiros importantes na manutenção de uma ótima experiência para o usuário no Google Play.

Promoção do app

Os apps publicados no Google Play não podem se beneficiar nem se envolver direta ou indiretamente com os seguintes tipos de comportamento:

É responsabilidade do desenvolvedor garantir que nenhuma rede de anúncios ou nenhum afiliado use esses métodos para direcionar usuários para páginas que disponibilizam o app do desenvolvedor para download.

Apps pagos e gratuitos

Compras na loja: os desenvolvedores que cobram por apps e downloads do Google Play devem obrigatoriamente usar o sistema de pagamento do Google Play.

Compras no app:

Encontre uma lista de exemplos descrevendo casos de uso adequado do Faturamento no app do Google Play na Central de Ajuda do desenvolvedor do Google Play.

Assinaturas e cancelamentos

Conforme a política de cancelamento de assinatura da Google, o usuário não recebe o reembolso no período de faturamento atual quando cancela a assinatura, continuando a receber edições e atualizações do conteúdo de assinatura relevante (se houver) pelo restante do período, independentemente do cancelamento.

O desenvolvedor (como fornecedor de conteúdo ou acesso) pode implementar uma política de reembolso mais flexível diretamente com seus usuários, e é responsabilidade dele notificá-los sobre essas políticas e assegurar que elas sejam obedecidas conforme a legislação aplicável.

Política de anúncios

A política abaixo abrange todos os anúncios que são implantados e fornecidos com os apps. Estas regras são importantes para manter uma experiência positiva para todos os usuários de apps para Android no Google Play. Essas políticas devem ser revistas periodicamente, pois podem sofrer alterações.

  1. Os Termos do Desenvolvedor se aplicam a toda a experiência de usuário do app/extensão do desenvolvedor

    O Contrato de distribuição do desenvolvedor e as Políticas do programa para desenvolvedores da Google (juntos, “Termos do Desenvolvedor”) se aplicam a todos os apps e anúncios e bibliotecas de terceiros incluídos em pacotes ou disponibilizados por meio do app. Uma experiência do usuário consistente, compatível com as políticas e bem comunicada deve ser oferecida aos usuários.

    Geralmente, para fins de análise de conteúdo e conformidade com os Termos do Desenvolvedor, os anúncios são considerados parte de seu aplicativo. Portanto, todas as políticas mencionadas acima são aplicadas a eles. Assegure-se de que seus anúncios não violem essas políticas.

    Anúncios incompatíveis com a classificação de conteúdo do aplicativo também violam nossos Termos do Desenvolvedor.

  2. Contexto dos anúncios

    Os anúncios não podem simular nem imitar a interface do usuário de apps ou dos elementos de aviso ou de notificação de um sistema operacional. É preciso estar claro para o usuário a qual app cada anúncio está associado ou em qual app ele foi implementado.

  3. Paredes de anúncios e anúncios intersticiais

    Os anúncios intersticiais são exibidos somente dentro do aplicativo ao qual estão integrados. É proibido forçar o usuário a clicar em anúncios ou enviar informações pessoais para fins de publicidade, de modo a usar completamente um aplicativo. É necessário que uma seta visível e acessível esteja disponível para que os usuários possam dispensar o anúncio intersticial sem penalidades ou cliques involuntários.

  4. Interferência em aplicativos e anúncios de terceiros

    Os anúncios associados ao app não podem interferir em outros apps ou anúncios contidos neles.

  5. Uso do código de publicidade do Android

    A versão 4.0 do Google Play Services introduziu novas APIs e um código para ser usado por provedores de análise e publicidade. Os Termos de uso desse código estão disponíveis abaixo.

Imposição de políticas

Caso o app seja removido do Google Play, o desenvolvedor receberá uma notificação por e-mail. É possível entrar em contato em http://support.google.com/googleplay/android-developer no caso de quaisquer dúvidas ou preocupações em relação a uma remoção ou a uma avaliação ou comentário de um usuário. Violações graves ou repetidas do Contrato de distribuição do desenvolvedor ou desta Política de conteúdo resultarão no encerramento da conta. A recorrência de violação de direitos de propriedade intelectual, incluindo direitos autorais, também resultará no encerramento da conta. Para mais informações sobre as políticas de direitos autorais do Google, veja esta seção.