SINHA BENVINDA

· Livrus
4.0
2 reviews
Ebook
320
Pages

About this ebook

Heloísa Helena Périssé é mesmo muito original. Em tudo. Até no honroso convite para a apresentação de seu livro ?Benvinda?. Tal ato sempre representa desmedida homenagem ao convidado, deferência muito especial a alguém digno de amizade e, por isso mesmo, de confiança. Todavia, geralmente recai sobre personalidades conhecidas no mundo das letras, cujo nome, sem dúvida, prestigia o livro apresentado. Heloísa, todavia, se apega apenas na afeição por um desconhecido casal de velhinhos, Beatriz e Hugo, que, em termos de fama, nada enriquecerão na apresentação do seu romance. Entretanto, é justamente essa originalidade que valoriza seu modo de escrever, sua narrativa rica de fatos concatenados em desenvolvimentos interessantes, prendendo os leitores em suaves suspenses. É aí que estes octogenários anônimos podem justificar a inusitada escolha de Heloísa: amantes da literatura, tiveram oportunidade de ler numerosos autores, bons e maus - têm farta vivência para distinguir o joio do trigo. Vale dizer, têm condições práticas para afirmar que Heloísa Helena Périssé é uma escritora nata, de meritória qualidade. Cabe destacar que, desde o início, Heloísa revela a personagem principal com um estridente grito do nome de Benvinda para, em seguida, preparar com esmero o perfil dos demais figurantes de realce, particularmente a cativante e extraordinária Andreza, despertando a curiosidade dos leitores, levando-os a devorar a trama num só fôlego. Característica da autora, a narrativa convida à leitura contínua, do começo ao fim. O enredo uno, a história é compacta, mas se desdobra em vários episódios, interligados, numa sequência inteligente, com promessa subliminar de algo incitante a acontecer, discreto suspense instigando à continuação da leitura do texto, sem pausas intermitentes. Com efeito, a peculiaridade da narrativa de estrutura maciça, mas rica de incidentes inesperados, promove a expectativa duvidosa de um final feliz, não obstante óbices aparentemente insuperáveis. Na mentalidade da época em que transcorre a trama, a palavra empenhada era questão de honra, e a mulher tinha de enfrentar preconceitos, quiçá intransponíveis, disso dando Benvinda edificante exemplo. Assim, resta difícil resumir o romance numa simples apresentação, embora o contexto da história autorize a elaboração de vários roteiros para filmes. Aliás, praticamente pré-elaborados, mercê da vocação de autora- diretora. Tal tendência, Heloisa demonstra, ao tratar com detalhes todos os seus numerosos ?artistas? e respectivos ambientes, mestra no jogo de tempo e espaço. No fundo, no fundo, a consistência dos cenários e dos figurantes é tanta que dá para entrevistar cada um deles, ouvindo seus momentos de glória, de felicidade, suas queixas de incompreensões, seus sofrimentos e reivindicações por posições mais condizentes. Em resumo, com o perdão pelo trocadilho, o que se pode dizer de ?Benvinda? é que é uma obra muito bem-vinda.

Ratings and reviews

4.0
2 reviews

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.