Detalhes do app e promoção

A promoção e a visibilidade do seu app têm um forte impacto na qualidade da loja. Evite usar Detalhes do app com spam, promoções de baixa qualidade e meios artificiais de aumentar a visibilidade do app no Google Play.

Promoção de apps

Apps que usem, direta ou indiretamente, práticas enganosas ou prejudiciais aos usuários ou ao ecossistema do desenvolvedor ou que se beneficiem de tais práticas não são permitidos. Isso inclui apps com os seguintes tipos de comportamento:

  • Uso de anúncios enganosos em websites, apps ou outras propriedades, incluindo alertas ou notificações semelhantes àquelas do sistema.
  • Promoção ou técnicas de instalação que causam o redirecionamento para o Google Play ou para o download do app sem uma ação informada do usuário.
  • Promoção não solicitada por meio de serviços de SMS.

É responsabilidade do desenvolvedor garantir que as redes de anúncios e os afiliados associados ao app dele cumpram com estas políticas e não empreguem práticas de promoção proibidas.

Este artigo foi útil?

Agradecemos pela resposta.

Metadados

Não são permitidos apps com metadados enganosos, irrelevantes, excessivos ou inadequados, o que inclui a descrição, o título, o ícone, as capturas de tela e as imagens promocionais do app. Também não são permitidos depoimentos de usuários na descrição do app.

Veja alguns exemplos de violações comuns:



  • ① Depoimentos de usuários
    ② Detalhes excessivos
    ③ ④ Referências enganosas a outros apps ou produtos
    ⑤ Palavras-chave repetitivas, excessivas ou irrelevantes.


Veja alguns exemplos de texto, imagens ou vídeos inadequados nas informações do produto:


  • Imagens ou vídeos com conteúdo sexualmente sugestivo. Evite imagens sugestivas que tenham seios, nádegas, órgãos genitais ou outro conteúdo ou anatomia de fetiche, seja real ou ilustração.
  • Linguagem inapropriada para o público em geral. Evite linguagem profana e vulgar nos detalhes do seu app. Se for um elemento crítico do seu app, será necessário censurar a apresentação dessa linguagem nos Detalhes do app.
  • Violência gráfica retratada de maneira proeminente em imagens promocionais, vídeos ou ícones do app.
  • Representação do uso ilícito de drogas. Mesmo o conteúdo educacional, documental, científico ou artístico (EDSA, na sigla em inglês) precisa ser adequado para todos os públicos nos Detalhes do app.

Veja algumas práticas recomendadas:


  • Destaque o que há de melhor no seu app. Compartilhe fatos interessantes sobre o app para que os usuários entendam o que o torna especial.
  • Verifique se o título e a descrição do app descrevem precisamente a funcionalidade dele.
  • Evite usar palavras-chave ou referências repetitivas ou sem relação com o app.
  • A descrição do app precisa ser concisa e direta. Descrições mais curtas costumam resultar em uma experiência do usuário melhor, principalmente em dispositivos com telas menores. Uma descrição excessivamente extensa, com muitos detalhes ou repetições, pode resultar na violação desta política.
  • As informações do produto precisam ser adequadas para o público em geral. Evite o uso de texto, imagens ou vídeos inadequados nas informações do seu produto.

Instalações, resenhas e avaliações de usuários

Os desenvolvedores não podem tentar manipular a colocação de apps no Google Play. Isso inclui, mas não se limita a, melhorar os indicadores dos produtos por meios ilegítimos como instalações, resenhas e avaliações fraudulentas ou induzidas por incentivo.

Veja alguns exemplos de violações comuns:


  • Pedir que os usuários classifiquem o app e oferecer um incentivo para isso:

  • ① Esta notificação oferece um desconto ao usuário em troca de uma classificação alta.

  • Envio de diversas avaliações para influenciar a colocação do app no Google Play.
  • Enviar ou incentivar os usuários a enviar resenhas que incluam conteúdo inadequado, como afiliados, cupons, códigos de jogos, endereços de e-mail ou links para websites ou outros apps:

    ② Esta resenha incentiva os usuários a promover o app Rescue Rover, oferecendo um cupom.


As classificações e as resenhas são comparativos de mercado da qualidade do app, e os usuários precisam que elas sejam autênticas e relevantes. Veja algumas práticas recomendadas sobre como responder às resenhas dos usuários:

  • Mantenha sua resposta focada nas questões levantadas nos comentários dos usuários e não peça uma classificação melhor.
  • Inclua referências para recursos úteis, como um endereço de suporte ou uma página "Perguntas frequentes".

Este artigo foi útil?

Agradecemos pela resposta.

Classificações de conteúdo

Nosso sistema inclui classificações oficiais da Coalizão Internacional de Classificação Etária (IARC, na sigla em inglês) e é projetado para ajudar os desenvolvedores a informar aos usuários as classificações de conteúdo relevantes localmente.

expand_more

Como as classificações de conteúdo são usadas

expand_more

Como são atribuídas as classificações de conteúdo

expand_more

Contestação de classificações

Este artigo foi útil?

Agradecemos pela resposta.

#da532c