Plantas Invasoras

1K+
Downloads
Content rating
Everyone
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image

About this app

A aplicação “Plantas invasoras” faz parte da plataforma de Ciência Cidadã "Invasoras.pt" que ambiciona envolver os cidadãos na recolha de dados e na gestão de plantas invasoras. A App ajuda a identificar as espécies de plantas invasoras e permite recolher dados da sua distribuição em Portugal. Estas espécies são uma ameaça à biodiversidade e aos ecossistemas nativos e representam prejuízos significativos a nível económico. Só na Europa, estima-se que os prejuízos relacionados com as espécies invasoras estejam muito acima de 10 biliões de euros por ano. O primeiro passo para as gerir é saber onde estão, pelo que com esta App pedimos a ajuda de todos os cidadãos para fazer o mapa das plantas invasoras em Portugal. Para tal, podem submeter dados de localização, fotografias e informação sobre as plantas invasoras que avista.



Porquê uma aplicação para mapear plantas invasoras?
As plantas invasoras estão dispersas por todo o território e a sua distribuição altera-se rapidamente, pelo que ter um mapa atualizado da sua distribuição não é tarefa fácil. 
A colaboração dos cidadãos é valiosa: a informação recolhida será fundamental como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos. Para além de poder submeter avistamentos de plantas invasoras, também pode aprender mais sobre elas com a ajuda das pequenas fichas das espécies e do site invasoras.pt

Quem está por detrás da App “Plantas invasoras”?
Um grupo de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE/UC) e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC) desenvolve, há mais de duas décadas, investigação sobre plantas invasoras e, paralelamente, investe na divulgação do tema junto da sociedade. No âmbito do projeto INVADER-IV (PTDC/AAG-REC/4896/2014) promoveram a atualização da plataforma de Ciência Cidadã "Invasoras.pt" que tem como elementos chave o site invasoras.pt e esta App que pretende motivar os cidadãos a colaborar no mapeamento das plantas invasoras em Portugal.
Updated on
Oct 7, 2020

Data safety

Developers can show information here about how their app collects and uses your data. Learn more about data safety
No information available