BRASIL PRETO: Uma Perspectiva Oprimida

Simplissimo Livros Ltda
Free sample

BRASIL PRETO - Uma Perspectiva Oprimida Do mesmo autor de RASTAFARI - Cura para as nações - Uma perspectiva brasileira PARA CONHECER O BRASIL REAL Esta nova publicação de André Albuquerque é, antes de tudo, uma grande audácia. Escrevo no momento em que o Brasil passa por uma reviravolta política, com a ascensão de um candidato de extrema-direita ao principal cargo público do país. Entre os termos utilizados por esse personagem está o neologismo "coitadismo". É como ele se refere àqueles que propõe as ações afirmativas, como, por exemplo, as cotas para negros em universidades públicas. Pois bem, justamente neste ponto entra a contribuição de André. Ele desvelou as práticas escravistas, racistas e etnocêntricas que permearam a história do Brasil desde sempre. Seu livro é um chamado à reflexão e, ao mesmo tempo, um eloquente discurso em defesa dos "povos de cor", como ele mesmo diz. Não há vitimismos, o que há são vítimas. A brutal desigualdade social em nosso país - na qual está inserida a desigualdade racial - foi resultado de um sistema destinado a produzir desigualdades mesmo. Não se trata de um país fracassado em sua construção. Trata-se, ao contrário, da implementação consciente de um país injusto, perverso, racista e, acima de tudo, com um terrível preconceito de classe. Com vasto conhecimento de história do Brasil e da importância do povo negro nesta construção, André teve a generosidade de compartilhar isso conosco. Clayton Avelar - Historiador
Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Simplissimo Livros Ltda
Read more
Collapse
Published on
Dec 4, 2018
Read more
Collapse
Pages
100
Read more
Collapse
ISBN
9788588860865
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Education / History
History / Africa / General
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Collapse
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Interrogar sobre o passado de uma das principais atividades educativas na escolarização inicial de crianças – o ensino de leitura e escrita – é o objetivo central desta obra. Entre as várias contribuições relevantes do livro, uma coletânea de 14 ensaios que abrangem mais de um século, da década de 1870 aos dias atuais, sobressai-se a importância da própria temática para a compreensão da cultura escolar. Os estudos põem em destaque cartilhas, livros de leitura, manuais, textos, artigos publicados em jornais e periódicos, polêmicas em torno dos métodos de ensino e a atuação de quem produziu e problematizou sobre o ensino de leitura e escrita no país. Estão contemplados tanto os interesses econômicos e comerciais subjacentes à produção de materiais para esse ensino quanto as tensões políticas que envolveram as disputas dos educadores, o que permite ao leitor aproximar-se das tematizações, concretizações e normatizações que ao longo do tempo pautaram o debate político e pedagógico sobre a alfabetização no Brasil. O primeiro texto da coletânea trata do método de alfabetização de Thomaz Paulo de Bom Sucesso Galhardo, autor da Cartilha da infância, publicada entre a década de 1880 e o ano de 1992. Seguem-se estudos sobre as experiências de Antonio da Silva Jardim (1860-1891), João Köpke (1852-1926), Ramon Roca Dordal (1854-1938) e Carlos Alberto Gomes Cardim (1875-1938), Arnaldo de Oliveira Barreto (1869-1925), Francisco Vianna (1876-1935), Theodoro de Moraes (1877-1956), Antonio Firmino Proença (1880-1946), Renato Fleury (1895-1980), Lourenço Filho (1897-1970), Antônio D’Ávila (1903-1989), Bárbara V. de Carvalho (1915-2008), Emilia Ferreiro (1935) e João Wanderley Geraldi (1946).
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.