O Fundador

Editora Europa
6
Free sample

Um romance delicioso sobre as aventuras dos primeiros portugueses em terras do Brasil, como disse o jornal Diário de Notícias, de Lisboa.
Os originais do livro foram finalizados em 1999 e renderam várias edições no Brasil e em Portugal. Após 12 anos e muita pesquisa, uma nova edição revisada pelo autor está sendo lançada para contar, ainda melhor, essa fascinante história que, apesar de sua importância, ainda é pouco conhecida pela maioria dos brasileiros.
Read more

Reviews

4.7
6 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Europa
Read more
Published on
Aug 19, 2013
Read more
Pages
384
Read more
ISBN
9788579600852
Read more
Features
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Fiction / Romance / Historical / General
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Aydano Roriz
"Espírito vem do latim, spirito, e significa 'força vital'. Espíritos não são sólidos ou líquidos. Talvez sejam gasosos. Não sei. Uns dizem que o espírito fica alojado no cérebro, outros no coração ou mesmo no corpo inteiro. Ninguém sabe ao certo. Ainda assim, por ser depositário das nossas sensações e experiências, o espírito responde pelas nossas propensões, nosso grau de inteligência e o nosso livre-arbítrio."

Deocleciano Ribeiro jamais trabalhou. Filho de um senhor de engenho na Bahia, nos tempos do Brasil Império, sabia levar a vida. Formou-se médico, mas nunca exerceu a profissão, dedicando-se com afinco à vida boêmia e à sedução de mulheres. Não abandonou o ócio e a vida de prazeres nem quando o pai, já moribundo, o obrigou a se casar com uma meia-irmã. Colhido de surpresa pela morte, Deocleciano descobre que há muito o que fazer na vida após a vida.

Rejeitado pela família, Irineu Ribeiro, o filho de Deocleciano, cresceu em meio aos escravos e, com a morte do pai, logo percebeu que só teria futuro longe do engenho do avô. Abre mão de lutar por sua herança e foge de casa para tentar a sorte grande, garimpando na Chapada Diamantina.

Um na Terra, outro no além, ambos enfrentam desafios semelhantes. Enquanto Deocleciano precisa se redimir de vidas pregressas, Irineu busca a redenção valorizando o que o pai sempre desprezou: o trabalho.

De leitura despretensiosa e divertida, este romance de Aydano Roriz transita sem preconceitos e com inteligência por temas como pós-vida, reencarnação e destino, mostrando que esse grande jardim de estrelas que é o Universo está sempre em constante reciclagem e evolução.

Nota do autor
Se você já leu Os Diamantes Não São Eternos, o enredo acima pode lhe parecer familiar. De fato é. Obviamente que, ao escrever O Jardineiro das Estrelas, eu poderia ter criado novos personagens e um outro enredo. Isso é relativamente fácil. Entretanto, depois de quase 20 anos e de ter escrito tantos outros livros, eu me sentia em débito comigo mesmo. Preferi retomar o tema do meu primeiro romance, reescrevendo a mesma história com a profundidade e as cores que enxergo agora. Afinal de contas, em 20 anos a gente passa por umas tantas experiências e pode aprender muito. Gosto de pensar ser este o meu caso. Afora que, neste meio-tempo, a ciência deu um salto extraordinário. Para você ter uma ideia, em 1998, quando eu finalizava a primeira versão do que viria a ser este livro, a comunidade científica só admitia a existência de 9 planetas: os do Sistema Solar. Ponto. Já em abril de 2017, a NASA reconheceu a existência, confirmada, de 3.449 planetas fora do Sistema Solar, 1.284 dos quais em zonas consideradas habitáveis para alguma espécie de vida. Convenhamos: isso torna muito mais palatável e natural a compreensão da infinitude do Universo. No fundo, no fundo, a mensagem que pretendi passar em O Jardineiro das Estrelas. Espero que você aprecie.
Aydano Roriz
©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.