Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo

Editora Contexto
10
Free sample

é possível transformar um texto comum numa escrita sedutora, gostosa de se ler? Em Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como estudantes, jornalistas, advogados, executivos e outros profissionais que usam a escrita no dia-a-dia podem melhorar seu texto, tornando-o conciso, objetivo, claro e... sedutor. O livro aponta os defeitos mais comuns - em relatórios, documentos, reportagens, dissertações, teses e petições - e indica como escapar das ciladas da língua portuguesa.
Read more
4.4
10 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Contexto
Read more
Published on
Mar 2, 2012
Read more
Pages
224
Read more
ISBN
9788572445184
Read more
Language
Portuguese
Read more
Genres
Language Arts & Disciplines / Composition & Creative Writing
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Redação para profissionais: domine os estilos de escrita mais utilizados no ambiente de trabalho 

Credibilidade. É essa a principal característica que um bom texto profissional ou institucional deve passar. E para escrever com credibilidade, acima de tudo, não é preciso escrever de maneira elaborada e esse tipo de redação não ajudará a fortalecer sua imagem ou de sua empresa. O contrário é o que vale: escrever com precisão, coerência, atenção para com o leitor, concisão, expressividade, fluência, adequação (de estilo e gramática), clareza e consistência. Dispondo dessas habilidades você produzirá textos objetivos e interessantes para seus associados e clientes, facilitando todo tipo de transação comercial escrita.

Tenha a Língua Portuguesa como aliada nos seus planos profissionais e veja como ela pode ajudá-lo a aprimorar os negócios 

Em Redação para profissionais, mostraremos como o português bem escrito é um importante aliado para profissionais de diversas áreas e ensinaremos a produzir os tipos de texto mais comuns no mercado de trabalho. Relatórios, cartas comerciais, e-mails, advertências, questionários, pesquisas, atas e muito mais. Este ebook irá ajuda-lo a planejar o texto e adequar sua linguagem, a editar as informações por relevância e elaborar a apresentação desse material de forma caprichosa e estimulante para o leitor.

Baixe agora o seu e-book e veja mais dicas como esta:

Antes de começar uma carta ou e-mail, você deve saber com clareza quais os seus objetivos.

Releia a correspondência já trocada com a pessoa para quem você pretende escrever. Certifique-se de que está de posse de todas as informações de que pode precisar para elaborar sua carta: recibos, projetos, cifras etc.

Defina qual o objetivo principal de seu texto. Acalmar um cliente aborrecido? Fornecer uma tabela de preços? Dizer não a um pedido? Seja qual for o motivo, tenha isso bem claro em sua mente antes de começar a escrever.

Existe um objetivo secundário? Se você estiver informando preços, pode também fazer uma sugestão de encomenda? Se estiver dizendo não a um pedido, não poderia talvez sugerir uma alternativa? Um cliente aborrecido precisa ser reconquistado. Decida como vai tratar cada uma dessas questões, antes de começar a escrever.

Escrever é verbo transitivo. Escreve-se para o leitor. Contemporâneo, ele vive no século XXI. Tem à mão livros, jornais, revistas, rádio, TV e o universo sem fim da internet. As 24 horas do dia são insuficientes pra abarcar tanta informação. Resultado: os textos longos, exibidos, cheios de erudição caíram de moda.
As novas tecnologias revolucionaram a escrita e a leitura. Econômicas mensagens eletrônicas ganharam espaço e prestígio. Os esbanjadores verbais têm de se conter e se curvar ao estilo moderno. Nele imperam duas regras de ouro. Uma: menor é melhor. A outra: menos é mais.
Como chegar lá? Ninguém precisa inventar nada. Nem abdicar da norma culta. A língua oferece os recursos para quem quer algo mais do que escrever. Quer escrever melhor – dar recados claros, concisos e prazerosos. Com humor, este livro apresenta o passo a passo do dizer muito com pouco.
Na primeira parte, comentamos as várias línguas que falamos e escrevemos. Entre elas, a culta, ensinada nas escolas e exigida em provas, concursos e na vida profissional. Também a das salas de bate-papo, em que imperam as abreviaturas, as trocas de letras, a invenção de códigos.
Nas duas partes seguintes, convocamos o metro e a tesoura. Um fica de olho na extensão de palavras e frases. A outra toma providências cirúrgicas – corta. Na última, 300 diquinhas de português em até 140 caracteres jogam luz sobre velhos calos da língua – crase, concordâncias, regências, etimologias, grafias espinhosas.
Livrar-se deles abre portas. A língua culta funciona como passaporte para a liberdade. Conhecendo-lhe as manhas, podemos escolher, brincar e entrar na onda das novas mídias. Dad Squarisi.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.