A revolução que mudou o mundo: Rússia, 1917

Editora Companhia das Letras
1

Um livro fundamental para quem quer entender o processo revolucionário que transformou a Rússia e o mundo. A passagem da Rússia tsarista para a sociedade soviética constitui um dos processos mais singulares e apaixonantes da história recente. Trata-se de um conjunto de eventos cujos desdobramentos seriam determinantes para a organização da estrutura global de poderes no século XXI, com grande impacto também na história das ideias. A revolução que mudou o mundo é um panorama do ciclo das revoluções russas, compreendendo os principais acontecimentos entre 1905 e 1921, revistos em poderosa leitura crítica. Neste volume conciso, o historiador Daniel Aarão Reis retoma e discute as grandes controvérsias políticas e historiográficas sobre o tema, e faz uma sóbria reflexão sobre as características gerais dos processos históricos e do legado dos anos "vermelhos", no marco de cem anos da Revolução de Outubro. O autor também joga luz sobre dois atores sociais extremamente relevantes: as mulheres e os camponeses, cuja contribuição ao processo revolucionário tendeu a ser subestimada. O livro traz ainda uma bibliografia, um glossário e uma cronologia, tornando-se desde já referência indispensável para a compreensão daquele que é um dos mais decisivos e polêmicos momentos do século XX.
Read more

About the author

Daniel Aarão Reis é professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do CNPq, especialista em história das revoluções socialistas no século XX e das esquerdas no Brasil. Pela Companhia das Letras, publicou Luís Carlos Prestes: um revolucionário entre dois mundos (2014), além de ter sido organizador de Manifestos vermelhos e outros textos históricos da Revolução Russa (2017).
Read more
5.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Companhia das Letras
Read more
Published on
Oct 6, 2017
Read more
Pages
248
Read more
ISBN
9788543810980
Read more
Language
Portuguese
Read more
Genres
History / Russia & the Former Soviet Union
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
A obra reúne trabalhos de pesquisadores que realizaram suas teses numa época em que os estudos sobre a ditadura militar no Brasil já se haviam constituído como uma área nobre da historiografia brasileira, mas a perspectiva comparativa, envolvendo os países da América Central e do Sul, ainda estava engatinhando. Este é o grande mérito do livro. Os artigos aqui reunidos expressam uma produção jovem, vigorosa e variada. Os autores são fruto de uma interação acadêmica dinâmica que impulsiona a reflexão e a pesquisa sobre a América Latina, especificamente sobre os períodos de ditadura e os complexos processos de redemocratização (envolvendo repactuações políticas, enquadramento das memórias, demandas por justiça e reparação). Este esforço, no entanto, não é apenas acadêmico. Também significa, por parte dessa jovem geração, um compromisso ético de compreender, pelos mais diversos ângulos, a história política do Brasil e da América Latina. Sabemos que a noção de América Latina é uma construção, mas, no caso dos estudos aqui apresentados, trata-se de uma construção política que se volta para a pesquisa e a interrogação desse passado recente. Um passado que ainda não passou e que precisa ser exaustivamente interpretado para que possa, enfim, passar. O presente livro é uma contribuição de novos estudos que uma nova geração de historiadores traz para o tema (fragmentos do texto de orelha da professora Maria Paula Nascimento Araujo, IH/UFRJ).
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.