Corrupção, uma endemia sem remédio? Um ensaio à luz do criacionismo e do evolucionismo

Letra Capital Editora LTDA
Free sample

O assunto momentoso que responde pelo nome de corrupção tem nesse ensaio de Edson Monteiro uma abordagem nova.

Embora não renunciando à citação de exemplos históricos indiscutíveis — conhecidos ou não do grande público — o que se destaca no trabalho é o caráter fatalístico do mal identificado na tese como uma endemia, algo a que todos os seres humanos, segundo o autor, estão expostos.

Longe de praticar proselitismo, Edson traz visões criacionistas (oriundas do Deus hebraico) e estudos científicos neurológicos e psicológicos, objetivando — em corajoso confronto — mostrar que em ambas as perspectivas a corrupção emerge como tentação ou reação autoprotetora do ser humano.

O cérebro e a ética, substantivos permanentes na literatura pensante de Edson, estão mais uma vez presentes neste seu oitavo livro.

O título interrogativo pareceu-me, à primeira vista, um recurso provocativo que trouxesse ao leitor curiosidade e, daí, interesse na leitura. Conhecendo o livro eu constatei não ter havido qualquer traço apelativo do autor. A interrogação se justifica no desenrolar da tese. O próprio Edson confessa, ao final do trabalho, a dificuldade que sente em responder à pergunta.

Mais uma vez, convida-nos à leitura e incentiva-nos, como consequência, à reflexão.

Pedro Paulo Duran
Read more
Collapse

About the author

 

Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Published on
Dec 31, 2013
Read more
Collapse
Pages
181
Read more
Collapse
ISBN
9788577852123
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Neste ensaio de estilo informal, com um texto bastante acessível e atraente, onde é notável a precisão de um mestre muito hábil na arte da escrita, o professor e ensaísta Edson Monteiro transmite magistralmente ao leitor uma descrição sui generis do apóstolo Paulo, bem diferente das que estamos acostumados a ler e ouvir nos púlpitos de nossas comunidades eclesiais.

Muitos de nós apenas conhecemos o apóstolo por sua forte personalidade, marcada por posições radicais de enfrentamento à religiosidade sectária judaica, moralismo exacerbado, antifeminismo e assim por diante.

Os que veem Paulo com esses olhos secundarizam o impacto provocado em sua vida por ocasião de sua drástica conversão a Jesus - a completa transformação de seu caráter operada de forma maravilhosa naquele admirável e misterioso encontro na estrada para Damasco.

A leitura deste trabalho literário vai nos apresentar o desenvolvimento psicossocial do jovem Saulo, desde o seu início, em Tarso, até o ministério transnacional, executado agora por Paulo apóstolo.

Culminando o ensaio, como carona em quatro grandes viagens missionárias, vivenciaremos o relato de prisões, sofrimentos, perigos e, sobretudo, a demonstração do profundo amor de Paulo por Cristo e pelo povo.

Portanto, leitor, nossa sugestão é que antes de você iniciar a leitura das cartas paulinas ou, mesmo depois de tê-las lido tantas vezes, permita que o professor Edson o conduza a um contato renovador e aberto com Paulo, para então voltar às epístolas com sensibilidade restaurada.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.