Sonoridades caipiras na cidade: A produção de Cornélio Pires (1929-1930)

e-manuscrito
1
Free sample

Uma cidade em ritmo de transformação, buscando um padrão de modernidade tecnológica que abarcava uma avalanche de mudanças. A construção de uma história homogênea e oficial pautada pelo mito do bandeirante herói. Esse era o cenário vivido por Cornélio Pires e a sua Turma Caipira quando da gravação dos primeiros discos de música caipira, em processo de ambientação à técnica dos discos de 78 rpm. A sonoridade acaipirada, registrada pela gravadora Columbia, marcaria o contraste representativo entre o rural e o urbano nas primeiras décadas do século XX. O caipira narrava aspectos cotidianos das suas experiências construídas culturalmente. Suas relações com a urbe alternavam estranhamentos e adaptações, assinalando a pluralidade de vivências no contexto histórico do período. Os registros sonoros produzidos a partir do esforço de organização e dos causos contados por Cornélio possibilitaram aos ouvintes o desenvolvimento da sensibilidade em torno de questões trazidas por formas de vida próximas à natureza. As sociabilidades apontavam possibilidades diversas daquelas encontradas na urbe na busca pela sobrevivência. As modas de viola e as narrações criaram cenários que foram da nostalgia à crítica, sempre de forma bem-humorada.
Read more
Collapse

About the author

Elton Bruno Ferreira - possui graduação em História pela Universidade de Sorocaba (2005), pós-graduação Lato Sensu em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2011), concluiu em 2013 o mestrado em História também pela PUC-SP (2013) e atualmente é doutorando em História pela mesma universidade. É professor de História e compõe o Corpo Docente da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (Porto Feliz - SP). Estuda temas como cultura caipira, a produção discursiva da música como possibilidade histórica e inter-relações entre o urbano e o rural.
Read more
Collapse
4.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
e-manuscrito
Read more
Collapse
Published on
Oct 27, 2017
Read more
Collapse
Pages
190
Read more
Collapse
ISBN
9788593955037
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
History / Latin America / Central America
Music / History & Criticism
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Há em todo o material que compõe Raça: trajetórias de um conceito – histórias do discurso racial na América Latina o interesse comum de se pensar o discurso racial tal como ele foi elaborado por diversos grupos da intelectualidade latino-americana. Esta é, portanto, uma coletânea de artigos que pretende discutir raça enquanto conceito dotado de força política e alvo de disputas identitárias, constantemente ressignificado em diversos momentos e lugares, inclusive nas obras dos vários autores que se utilizaram dele ao longo da história. O que quer dizer exatamente raça em cada uma dessas situações? Que território ela demarca? Quais os interesses em defender ou não a sua utilização? Para tornar possível trabalhar tomando estas questões como pontos de fuga, foi fundamental o exercício da interdisciplinaridade. Partindo da História Intelectual, portanto, os artigos aqui presentes dialogam com a História dos Conceitos, a História da Ciência e a Ciência Política, sem esquecer a importantíssima discussão de base antropológica que permeia todo o projeto, em um esforço que abrange países da América do Sul, México e Caribe, e engloba também reflexões sobre a constituição racial da América Latina realizadas por setores da intelectualidade dos Estados Unidos. Os autores deste livro são professores já consagrados nos seus campos e jovens pesquisadores das áreas de História e Ciências Sociais. A inquietação acerca das múltiplas dimensões do discurso racial na América Latina é o traço comum que une esses investigadores, vinculados a diferentes instituições de pesquisa.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.