Exposição: Meteoritos no Pontal do Triângulo Mineiro: Ituiutaba - Uberlândia

Free sample

O livro “Exposição: Meteoritos no Pontal do Triângulo Mineiro: Ituiutaba - Uberlândia” versa sobre diferentes assuntos referentes à intrigante área que estuda os meteoritos. A presente obra é fruto do conhecimento adquirido durante a organização e montagem da mostra realizada por jovens entusiastas desta área de Geociências sobre bólidos extraterrestres. O conteúdo do livro perpassa por temas desde conceitos; História das Geociências; Divulgação Científica, entre outros conhecimentos acerca da Astronomia, assim como a preocupação da valorização dos estudos destas áreas no Brasil. Esta produção tem por finalidade difundir os resultados de inúmeros jovens autores envolvidos e estimulados pelo prazer da produção acadêmica. Os conteúdos do livro “Exposição: Meteoritos no Pontal do Triângulo Mineiro: Ituiutaba - Uberlândia” resultam do ponto de vista de vários autores, porém todos convergem para o ponto de vista acadêmico e divulgação – conceitual e informativo – onde os inúmeros temas apresentados são direcionados para a veiculação das investigações que, na sua grande maioria, advém do entusiasmo dos autores no interesse pelas Geociências nas suas diferentes facetas. Esperamos contribuir com os leitores e outros interessados por meteoritos com esta obra específica sobre  este  fascinante  tema. 
Read more
Collapse
5.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Published on
Apr 12, 2016
Read more
Collapse
Pages
88
Read more
Collapse
ISBN
9788577853991
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
"A indústria do petróleo nasceu muito tardiamente no Brasil, mesmo quando comparada a de outros países da América Latina. A emergência dessa atividade produtiva no país ocorre em consequência da persistência de atores nacionais públicos e privados, que apostaram no potencial geológico do país. Nessa trajetória singular evidencia-se também que a institucionalização das geociências ocorre a reboque da atividade produtiva. Foi quando o Estado brasileiro se empenhou em desenvolver a atividade petrolífera no país, por meio da criação do Conselho Nacional do Petróleo, em 1938, e, posteriormente, da Petrobras, em 1953, que ficou evidente a ausência de recursos humanos qualificados no campo das geociências no Brasil. Esse último aspecto é particularmente impressionante em um país de dimensão continental e de tantas riquezas minerais. Essa experiência singular é descrita de forma cativante e magistral por Drielli Peyerl. Ela retoma essa história desde os albores da indústria do petróleo, em 1864, até o final dos anos 1960, quando a Petrobras realiza os seus primeiros avanços na produção offshore. O caso brasileiro ilustra claramente a tese de que o progresso na formação de recursos humanos e, posteriormente, na pesquisa, somente se deu, em nosso país, em decorrência de um projeto explícito de desenvolvimento. De fato, foi a partir do imperativo da industrialização, e da decorrente expansão da demanda interna de derivados de petróleo, que surgiu a necessidade de produzir petróleo em solo nacional. Contudo, foi apenas com a expansão da indústria do petróleo no país que se consolidou a necessidade de formar recursos humanos qualificados, contribuindo para a sedimentação da ciência geológica no país. Nesse sentido, a Petrobras teve um papel decisivo na criação dos primeiros cursos de geologia do país, cabendo-lhe exercer a função de agência de fomento na institucionalização dessa disciplina."
 Este livro é resultado de pesquisas paleontológicas e geológicas desenvolvidas na importante região do Triângulo Mineiro desde o início do Século. Agradecemos, inicialmente, a nossos parceiros pesquisadores sobre os temas de suas especialidades, pela oportunidade de trabalharmos e aprendermos juntos e por suas valiosas contribuições nesta fascinante área das ciências. Além de dominarem conhecimentos que vem desenvolvendo, inúmeras contribuições registradas neste livro demonstram o domínio que os diferentes autores detêm, sobre os seus temas abordados de forma integradora e inovativa de suas áreas de investigações aqui enfocados.

A Fundação de Amaparo a Pesquisa de Minas Gerais, que tem sido uma parceira nas concessões de Bolsas de Incicião Científica e outros apoios institucionais ao longo da última década as pesquisas paleontológicas e geológicas no Triângulo Mineiro e também no financimanento desta importante obra aqui organizada. Dirigimos agradecimentos a Diretoria de Pesquisa em nome do Prof. Dr. José Magno Queiroz Luz e ao Prof. Dr. Alcimar Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Gradução da Universidade Federal de Uberlândia que os seus apoios às atividades de pesquisas relacionadas a paleontologia no Cretáceo do Triângulo Mineiro. Ao Prof. Dr. Amindo Quilicci Neto Diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal do Campus Pontal/Ituiutaba/UFU pelo seu apoio constante e animador com as inovações e investigações da nossa paleontologia no Pontal do Triângulo Mineiro. Este agradecimento se estende, também, a todos aos revisores dos presentes capítulos, pesquisadores e entusiastas que de diferentes formas, têm apoiado a paleontologia de nosso estado.

©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.