Vasco: o clube do povo: Uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958)

· Digitaliza Conteudo
5.0
1 review
Ebook
458
Pages

About this ebook

Como e quando o Vasco perdeu a marca de “clube mais popular”? Por quais métodos essa etiqueta foi transferida para o arquirrival? 

O que aconteceu, e continua acontecendo, é que a História do Futebol Brasileiro foi hegemonizada por uma “narrativa flamenga” — conforme o livro vai comprovar com farta documentação —, que busca narrar as vantagens das quais o adversário se beneficiou e beneficia, mesmo quando os fatos demonstram que não tem vantagem alguma.

Comprovaremos que há uma narrativa que não resolve a equação. A chave para chegar ao resultado da investigação é a imprensa carioca — ou parte hegemônica dela.

No decorrer do livro, vamos provar que o Vasco construiu a sua trajetória naturalmente, baseado em feitos históricos, combinados com  

grandes resultados esportivos, ao pioneirismo e altivez do seu poderoso quadro social, balizado na igualdade e na democracia. Já o arquirrival, clube oriundo da elite, a partir da segunda metade dos anos 1930, combinou seu desempenho desportivo com um projeto de marketing, amplamente difundido pelos canais hegemônicos da mídia esportiva carioca da época.

Ratings and reviews

5.0
1 review

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.