Donas do Café

· Letra Capital Editora LTDA
Ebook
132
Pages
Eligible

About this ebook

A presença da mulher na sociedade rural do Vale do Paraíba Fluminense durante o século XIX, nunca foi motivo de estudos. O sexo frágil sempre foi visto como um ser incapaz de gerir sua vida ou qualquer outra atividade sem a tutela do homem, pai ou marido. São raras as referências na literatura, ou citações em periódicos da época a presença feminina no que tange a administração ou gerenciamento de negócios comerciais.
O livro Donas do Café: Mulheres Fazendeiras no Vale do Paraíba (Rio de Janeiro, século XIX), foi concebido e escrito após uma exaustiva pesquisa por arquivos municipais (Vassouras e Piraí), nacional, Museu da Justiça do Rio de Janeiro e periódicos que circularam no século XIX.  Nos livros escritos por diversos viajantes que percorreram o Brasil entre os séculos XVIII e XIX, e de conceituados escritores brasileiros contemporâneos.
Através dos inventários post-mortem foi possível fazer uma avaliação da capacidade administrativa da mulher fazendeira de café e proprietária de muitos escravos. Nos processos de pedido de divórcio, a luta para garantir seus direitos de propriedade, a luta pela tutela dos filhos e pela sobrevivência.
A leitura do livro leva o leitor a descobrir de forma agradável os passos firmes e decididos com que a mulher conquistou seu espaço na sociedade patriarcal e escravista do século XIX, no Vale do Paraíba Fluminense.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.