Máximas, pensamentos e ditos agudos

Editora Schwarcz - Companhia das Letras

Pela primeira vez uma antologia de aforismos e reflexões de Machado de Assis extraídos de seus textos não ficcionais.Composto por trechos selecionados de correspondências, crônicas e textos críticos escritos por Machado de Assis entre 1858 e as vésperas de sua morte, em 1908, este volume traz à luz a posição do escritor diante das principais questões de seu tempo.Divididos em assuntos, os excertos que compõem cada seção estão dispostos em ordem cronológica, de modo a se poder acompanhar o tratamento por ele dispensado a cada tópico ao longo dos anos.Dando mostra da agilidade, precisão e graça de sua escrita, as reflexões de Machado de Assis são dotadas de extrema atualidade, o que não passará desapercebido ao leitor atento, em quem a leitura certamente despertará o riso da galhofa, histórica companheira da melancolia.
Read more

About the author

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839, no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro de poesias, Crisálidas, em 1864. Contos fluminenses, sua primeira coletânea de histórias curtas, saiu em 1870. Dois anos depois, veio a lume o primeiro romance, Ressurreição. Ao longo da década de 1870, publicaria mais três: A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia. Seu primeiro grande romance, no entanto, foi Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881. Papéis avulsos, de 1882, foi sua primeira coletânea de contos dessa fase. Em 1899, publicou Dom Casmurro. Escreveu mais de quatrocentas crônicas para o periódico Gazeta de Notícias. Em 1897, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, instituição que ajudara a fundar no ano anterior. Morreu em 1908.Hélio de Seixas Guimarães é professor na Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq e editor da Machado de Assis em linha – Revista eletrônica de estudo machadianos. É autor de Machado de Assis, o escritor que nos lê (2017) e Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século XIX (2. ed., 2012), entre outros livros e artigos.
Read more

Reviews

Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Schwarcz - Companhia das Letras
Read more
Published on
Oct 30, 2017
Read more
Pages
120
Read more
ISBN
9788543811178
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Literary Collections / Caribbean & Latin American
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.