Abrir "o Paço" à cidade

UMinho Editora

A referência aos lugares é um elemento comum de (auto)definição das instituições universitárias, que a ela recorrem para vincar a sua identidade através da explicitação da pertença, da inscrição espacial. Num grande número de universidades, esse espaço é a cidade; em outros casos, menos frequentes, a inserção geográfica é expressa de forma mais ampla. Assim acontece no caso da Universidade do Minho, definida através da menção a toda uma região, uma opção que alargando o espaço físico aludido favorece a associação a um universo simbólico próprio, num exercício que a natureza da atividade da Instituição potencia.

Quando pensamos, hoje, no âmbito da ação da Universidade do Minho, a referência espacial não pode ser entendida senão como sinédoque, como expressão do todo pela parte. Na verdade, as instituições universitárias atuam, em permanência, no quadro de uma tensão e de uma articulação, que tem de ser produtiva, entre o global e o local, atendendo em simultâneo à necessidade da vinculação territorial, mas também à projeção internacional da sua atividade. 

Nesta medida, a Universidade quer ser uma instituição que se inscreve na Cidade, entendida, como o título desta publicação sugere, ao explorar a polissemia da palavra, como o lugar dos cidadãos. A opção pela referência ao território não implica, pois, qualquer redução da esfera de ação da Universidade, qualquer restrição da sua vocação universal.


Excerto do prefácio 

Read more
Collapse

About the author

Maria Manuel Oliveira, arquiteta pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1985) é, desde 1997, docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Desenvolve prática arquitetónica no âmbito do Centro de Estudos (CEEAUM) - que fundou e foi Diretora entre 2009 e 2016. Foi Presidente de Escola (2015-2018). Membro do Laboratório de Paisagens, Património e Território (LAB2PT), os seus interesses de investigação centram-se, atualmente, no campo da intervenção em património edificado e áreas de abandono na cidade. Exerceu profissão liberal entre 1988 e 2002, tendo anteriormente trabalhado no Gabinete de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Guimarães, lecionado no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade de Angola (Luanda) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde integrou o seu Centro de Estudos.

Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
UMinho Editora
Read more
Collapse
Published on
Feb 18, 2019
Read more
Collapse
Pages
114
Read more
Collapse
ISBN
9789898974006
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Genres
Architecture / Buildings / Landmarks & Monuments
Architecture / Professional Practice
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM free.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2020 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.