Mercado editorial e público juvenil: dos mais vendidos à literatura premiada (2015 -2020)

· Edifes
5.0
3 reviews
Ebook
190
Pages
Eligible

About this ebook

Ete livro surge da seguinte indagação: o que leem os jovens brasileiros? Fruto de duas pesquisas de iniciação científica, realizadas entre os anos de 2019 e 2021 no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o escopo desta obra pode ser assim delineado: compreender qual o perfil estético-literário dos livros brasileiros direcionados ao público adolescente e/ou jovem a partir de três crivos: os livros que foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) e pela Câmara Brasileira do Livro-Prêmio Jabuti e os livros mais vendidos, no período de 6 anos (2015 a 2020). A partir de uma acurada pesquisa bibliográfico-documental, apresenta o resultado das análises das obras que contempla desde questões sobre sua materialidade ao perfil estético chancelado por essas duas instâncias: mercado e crítica literária (avaliação dos membros dos júris dos prêmios). Assim, discute o panorama de livros para jovens que atualmente tem encontrado terrenos férteis na sociedade brasileira e evidencia também quais critérios de qualidade estão presentes em obras brasileiras de literatura juvenil que figuram, inclusive, o cenário internacional, a partir da publicização e análise de obras premiadas pelos prêmios Fnlij e pelo Prêmio Jabuti. Por fim, descortina as funções do mercado editorial e dos prêmios literários na formação de leitores, a partir da crítica à indústria cultiral e à defesa da escola como local privilegiado de mediação do saber elaborado. 


5.0
3 reviews

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.