O salão dos artistas exilados na Califórnia: Salka Viertel acolheu no exílio atores e intelectuais proeminentes fugidos do nazismo

· Babelcube Inc.
Ebook
693
Pages
Eligible

About this ebook

Salka Viertel acolheu em seu exílio atores, intelectuais proeminentes e pessoas anônimas fugidas do nazismo.
Biografia sobre a figura de Salka Viertel, uma atriz judia que emigrou para Hollywood e ficou popularmente conhecida como a roteirista da atriz Greta Garbo. Além disso, tinha um salão em Santa Mônica, Califórnia, ao qual ia grande parte da intelectualidade europeia no exílio. Salka foi uma mulher muito moderna e interessante para a época e que deve ser conhecida como merece.
No libro aparecem temas como a suposta bissexualidade de Salka Viertel e a quantidade de reconhecido amigos que teve, citando apenas alguns: Albert Einstein, Charles Chaplin, Sergei Eisenstein, F. W. Murnau, Max Reinhardt, Arnold Schönberg, Thomas Mann, Bertolt Brecht, Greta Garbo, Montgomery Clift... Da mesma forma como Gertrude Stein e outras mulheres notórias, ela teve seu próprio salão literário pelo qual passaram escritores como Truman Capote, Christopher Isherwood, Gore Vidal e um longo etecetera. Outros temas que engloba são: a Berlim dos anos 20, a passagem do cinema mudo ao falado, visto a partir da Meca de Hollywood. Logo, a ascensão de Hitler e o que isso acarretou para a condição judia, devido à Segunda Guerra Mundial. Mais adiante a Guerra Fria e a caça às bruxas contra o comunismo. O certo é que a motivação da vida de Salka Viertel e do seu círculo de amigos engloba os grandes acontecimentos do século XX.
Com tal projeto, a autora recebeu as bolsas de Shanghai Writing Program (China, 2016) e Baltic Centre (Suécia, 2017).
“Um relato muito interessante e ainda penso nesses tempos como atuais, já que aos meus olhos, não avançamos muito na questão da aceitação dos “sentimentos interpessoais” em geral. Um grande livro, extremamente importante sobre a Hollywood dos anos trinta e quarenta e a influência de artistas de países eur

About the author

NÚRIA AÑÓ (Lleida, 1973) cursou Filologia Catalã e Língua Alemã. É uma escritora catalã, tradutora e conferencista em diversos colóquios e congressos especializados, onde costuma falar de sua obra, de criação literária, de cinema, de cidades e de outros autores como Elfriede Jelinek, Patricia Highsmith, Salka Viertel, Alexandre Dumas filho, Franz Werfel e Karen Blixen.
Añó expôs sua obra em Universidades e Instituições, tais como a Universidade de Lleida (Udl), a Universidade de Túnez, a Universidade de Jaén (UJA), a Universidade Internacional de Andalucía (UNIA), o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC-Madrid), a Biblioteca Sysmän Kirjasto da Finlândia, a Associação de Escritores de Xangai (SWA), a Universidade de Fudan, a Universidade Normal da China do Leste, Sinan Mansion, o Instituto Cervantes de Xangai e o Instituto Cervantes da Cracóvia, o Festival Conrad, a Livraria Massolit e o Bar Baza da Polônia, além de dar palestras em bibliotecas e em centros de ensino secundário e superior. É também membro de vários juris artísticos internacionais.
Sua obra que engloba novelas, relatos breves e ensaios, foi publicada e traduzida para o espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, polonês, chinês, letão, português, holandês e grego. Sua primeira novela “Els nens de l’Elisa” (Omicron, 2006) foi terceira finalista no XXIV Prêmio das Letras Catalãs Ramon Llull. Seguem “L’escriptora morta” ([A Escritora Morta], Omicron, 2008), “Núvols baixos” ([Nuvens Baixas], Omicron, 2009) e “La mirada del fill” ([O Olhar do Filho], Abadia, 2012). A biografia sobre Salka Viertel “El salón de los artistas exiliados en California” ([O Salão dos Artistas Exilados na Califórnia], 2020) é o fruto de três anos de pesquisa e o seu trabalho mais recente.
Ela ganhou o XVIII Prêmio Joan Fuster de Narrativa Ciutat d’Almen

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.