Educação e cidadania: Evolução histórica e paradigmas contemporâneos

·
· Editora D'Plácido
4.5
2 reviews
Ebook
284
Pages

About this ebook

O primeiro desafio do homem, na História, foi dominar a natureza para atender às suas necessidades básicas, individuais e coletivas. A escassez, ou limitação de recursos, face às quase infinitas necessidades humanas, exigiu o aprimoramento de técnicas de produção e especialização do trabalho. O desenvolvimento do intelecto humano se tornou imperativo para melhoria da condição humana. A mola mestra para se atingir este fim é a Educação. Platão, na Antiguidade Clássica- Grega, ressalta a importância da Educação para a formação dos cidadãos da polis, em especial do Guardião da Constituição, que tudo governa e a quem todos representa. O homem justo é aquele que caminha segundo as virtudes, principalmente a Justiça, e o homem injusto é o que se deixa comandar pelos vícios. Platão indica o caminho para se extirpar os vícios: a Educação. A Educação, desde o surgimento do Ocidente, nas margens do Egeu, é a amálgama para se fazer cidadãos, conscientes da sua liberdade individual e dos outros, em si e para si. Somente sou livre se o outro também o é. A busca de conhecimento importa no aprimoramento individual, que acaba por favorecer a coletividade. Novas mentalidades devem ser oportunizadas para a evolução do conceito de liberdade. Esta é uma obra que busca resgatar filosoficamente o papel da Educação para a formação de cidadãos, principalmente em um Estado Democrático de Direito, que busca a igualdade formal de todos, o que pressupõe, no mínimo, o conhecimento de cada um de seus Deveres e Direitos perante o Ordenamento Jurídico. Conceitos como História, Razão, Educação, Cidadania e Liberdade se entrelaçam nesta obra para formarem a síntese atual da condição humana.

Ratings and reviews

4.5
2 reviews

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.