Competências: Uma base para a governança corporativa

Free sample

 Buscando sincronizar o processo de gestão de pessoas por competências com os modelos de governança corporativa cada vez mais em voga nas organizações, este livro resgata referenciais sobre os respectivos temas, associando-os às diferentes práticas de gestão e culturas existentes em nossas empresas. Nesse sentido, uma das ideias centrais é trazer as correlações entre a teoria e a prática das implantações de modelos que visam à integração do planejamento estratégico das empresas para com os métodos e práticas de gestão de pessoas, sensibilizando para a importância da decodificação das competências essenciais e o seu entrelace com o desenvolvimento das pessoas. Nesta segunda edição, o livro também apresenta reflexões sobre o futuro dos programas de avaliação de pessoas, cujo propósito e objetivos estão sendo amplamente questionados em várias organizações. Integrando estrategicamente os subsistemas de Recursos Humanos (recrutamento e seleção, gestão da performance, treinamento e desenvolvimento, remuneração e carreira, e sucessão), o livro aborda a essência da função liderança nas empresas e a relevância do exercício pleno do feedback como instrumento vital para a gestão das pessoas e, passo contínuo, para a melhoria da competitividade das organizações. Paralelamente, o livro também busca apontar caminhos para que a área de RH possa, através da condução de modelos de gestão por competências, ser vista como agente essencial na consolidação de elementos que garantam a governança corporativa dos assuntos vinculados ao capital humano das organizações. 
Read more

Reviews

Loading...

Additional Information

Publisher
AGE
Read more
Published on
Dec 23, 2016
Read more
Pages
198
Read more
ISBN
9788583432388
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Business & Economics / Corporate Governance
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Aguinaldo Aragon Fernandes
Sergio da Silva Manoel
A sua organização possui informações importantes? Faz uso de tecnologia? Trabalha orientada a processos? Está alocada em um ambiente físico? As pessoas envolvidas poderiam estar mais bem preparadas contra eventuais riscos?

Caso tenha respondido sim para algumas dessas perguntas, saiba que a Governança de Segurança da Informação pode ser o seu maior diferencial num mercado extremamente competitivo.

Com conteúdo abrangente, didático, objetivo e com exemplos práticos, este é o único livro no Brasil atualizado com as normas ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27014:2013 e COBIT 5.

Entre os assuntos abordados, destacam-se:

Descrição dos principais conceitos de Segurança da Informação e Governança Corporativa e das recentes normas internacionais publicadas.Descrição prática de modelos de Conformidade e Capacidade, Governança e Gestão e Plano Estratégico de Segurança da Informação.Utilização e descrição prática de COBIT 5, Análise SWOT, Teste de Invasão, Balanced Scorecard, além da evolução do ciclo do PDCA para o Plan, Do, Check e Learn e da Análise de Impacto, Urgência e Gravidade em processos críticos de negócio.Gestão de Riscos de Segurança da Informação.Funções, responsabilidades e diagnóstico da Gestão de Segurança da Informação.Descrição do The Open Web Application Security Project (OWASP).Alinhamento de Segurança da Informação com os processos de negócio.Elaboração do Plano de Ação de Segurança da Informação.Retorno sobre o investimento e medição de indicadores específicos de Segurança da Informação.Escritório de projetos de Segurança da Informação.

Conta com um marcador de livro destacável que tem como principal objetivo ser um documento para avaliar a capacidade dos processos de segurança da informação de acordo com os segundos níveis: 
0 - Incompleto: Processo inexistente ou incompleto; Portanto não consegue alcançar o seu objetivo.
1 - Realizado: Processo está implementado e começa a alcançar o seu objetivo.
2 - Gerenciado: Processo está implantado e gerenciado (planejado, monitorado e ajustado).
3 - Estabelecido: Professo está implantado e definido, capaz de alcançar seus resultados pretendidos.
4 - Previsível: Processo está estabelecido e operando dentro dos limites de qualidade definidos para alcançar seus resultados pretendidos.
5 - Em Otimização: Processo está sendo melhorado continuamente para alcançar as metas e necessidades de negócio atuais relevantes e as projetadas para o futuro da organização.
 

“Quando é verificado que 90% dos dados atualmente disponíveis na internet foram colocados lá nos últimos dois anos, temos a real dimensão do que nos espera neste universo digital, onde, de fato, toda a vida das pessoas encontra-se em meio digital. Assim, este livro é de vital importância para podermos ter a verdadeira dimensão da segurança destas informações. Parabéns ao Sergio Manoel por essa importante iniciativa de publicar esta obra em momento tão oportuno.”
Dr. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, coordenador de MBA e professor da Universidade Federal Fluminense

“A questão da segurança da informação é uma realidade no mundo contemporâneo que se caracteriza pela assimetria entre os atores envolvidos e requer no seu enfrentamento dedicação especial para a conscientização e o doutrinamento do ativo humano, ou seja, forte atuação na cultura organizacional. Assim, a presente obra contribui para formação de novos gestores de segurança da informação e difunde a cultura de SI para o público em geral.”
Alexandre Henrique Nogueira, Tenente Coronel Engenheiro, chefe da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação do Subdepartamento Técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.