About this ebook

Coisas maravilhosas!" Foi o que disse, extasiado, o egiptólogo Howard Carter, quando seus colegas lhe perguntaram o que a luz da chama que ele apontava ao redor da recém-descoberta tumba do rei Tutankamon lhe mostrava. Suas palavras vieram à minha mente enquanto folheava os excertos dos puritanos que compõem este livro. São maravilhosos da mesma forma que todos os bons devocionais — isto é, ampliam nosso senso da grandeza, da benevolência e da proximidade de Deus em relação a nós, o que nos leva a louvar e adorar. Randall Pederson realizou um excelente trabalho de seleção (alguns títulos dos livros dos quais ele extraiu os textos são verdadeiros devocionais!), e estou certo de que os leitores interessados no assunto serão grandemente fortalecidos na fé, na esperança e no amor. Historicamente, a influência dos puritanos ingleses prolongou-se por mais de um século e meio, aproximadamente de 1560 a 1710. Publicamente e em termos políticos, eles fizeram campanhas para numerosas reformas na Igreja e no Estado e acabaram perdendo todas as batalhas nas quais se envolveram. Durante aquele período, no entanto, por meio de pregações, ensinos, vida pessoal e paciência nas perseguições, eles aclararam e transmitiram um glorioso ideal de santidade de coração, expresso em comportamento consciente, bem organizado e doxológico — o autêntico ideal bíblico de vida piedosa, que, no devido tempo, tornou-se a base do Grande Despertamento e do Avivamento Evangélico da Grã-Bretanha. Com ideias bem definidas sobre a autoridade bíblica, justificação pela fé e estrutura da aliança da graça de Deus, os puritanos foram igualmente claros a respeito das realidades da vida cristã — comunhão com o Deus trino, ética bíblica e o mesmo modo "de pensar dos peregrinos. Em tempos de decadência espiritual como os nossos, eles podem ajudar-nos a recuperar a sabedoria e o poder desse ideal, uma necessidade que certamente todos nós temos. Mas os puritanos são tão... antiquados!" Não diga isso; esse não é um modo de pensar cristão. Você não se expressaria assim a respeito dos apóstolos Paulo e João, ou de Agostinho e Lutero, e todos eles precederam os puritanos; nem, assim espero, depreciaria Whitefield, Wesley, Edwards e Spurgeon, que deram grande valor aos puritanos. E por que você não agiria dessa forma? Porque vê esses homens como portadores da verdade e realidade eternas, e sabemos que elas não se tornam antiquadas. E, ainda hoje, os puritanos transmitem verdade e realidade eternas. A compreensão desses homens sobre a piedade continua incomparável, e hoje, nós, que dela precisamos, devemos aprender com eles. Este livro o ajudará a fazer isso. Então, ótima leitura — com oração e louvor — e bom proveito! "J. I. Packer | Regent College, Vancouver, B.C."

Ratings and reviews

5.0
2 reviews

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.