Dinheiro da Multidão: Oportunidades X Burocracia no Crowdfunding Nacional

Vinicius Maximiliano Carneiro
165

Há várias denominações para este movimento que só coleciona adeptos e simpatizantes desde o seu grande boom, o que resultou no sucesso dos sites de compras coletivas, os quais, particularmente no Brasil, ultrapassaram a casa dos milhares em menos de seis meses de existência.  Aliado as redes sociais e a alavancagem para a comunicação massiva em torno de interesses comuns, o crowdfunding (que em tradução livre seria “fomento da multidão), transformou‐se em um movimento com dimensões exponenciais.
Mesmo com grande aceitação, uma vez que o financiamento coletivo também contempla causas humanitárias e sociais, há infelizmente, casos emblemáticos que trazem à tona problemas com consumidores e a mídia divulgando novidades e absurdos, além do total despreparo dos legisladores, da burocracia brasileira, falta de regras contábeis adequadas e a fome arrecadatória do fisco.
E é neste cenário que o advogado e apaixonado por tecnologia Vinicius Maximiliano Carneiro lança o livro Dinheiro na Multidão” –Oportunidades x Burocracia no Crowdfunding Nacional”. O objetivo é trazer ao mercado alguns conceitos e reflexões quando se trata de novas tecnologias, especialmente pela teia burocrática existente no Brasil e que é responsável pela mortalidade absurda de startups. “Muitas empresas já
estabelecidas, quando adotam um modelo inovador de negócios, veem‐se às escuras com as exigências tradicionais e antigas do fisco, a ponto de simplesmente abandonarem segmentos espetaculares unicamente pela falta de preparo daqueles que deveriam garantir, no Brasil, o desenvolvimento da inovação”, destaca o autor.
Vinicius afirma que a missão desse livro é ajudar a esclarecer alguns caminhos que, se já não foram percorridos, certamente o serão por aqueles que se aventuram nas duas pontas: na criação de sites de financiamento coletivo e no uso do financiamento coletivo para fomentar projetos que são do seu interesse.“ No livro é possível
encontrar alguns pontos crônicos, possibilidades jurídicas, análises comerciais, enquadramentos contábeis, enfoques práticos... enfim, quero tentar ajudar quem investe e torna nosso país, diante desse magnífico mercado que se abre com o uso das redes sociais e a força da multidão”, destaca.
Ao contrário de tantos sites especializados, que possuem e‐books sobre como “se fundear”, onde eles explicam e direcionam as melhores práticas para que os proponentes de projetos possam ter mais chances de sucesso, nosso objetivo está nos empreendedores do mercado, ou seja, os audaciosos que estão criando as plataformas para que a multidão possa encontrar aquilo que lhe interessa.
O autor lembra que o marco inicial que podemos sinalizar sobre o moderno crowdfunding seria o uso da rede social, por uma banda de rock inglesa, para montar sua turnê nos EUA, pedindo a seus fãs norte‐americanos doações equivalentes a 60 mil dólares para que fosse viável. Estamos no final dos anos 90 e com isso cunha‐se o termo “crowdfund”. Nascia aí o tripé “capacidade X possibilidades X interesse” que torna o financiamento coletivo uma das maiores máquinas de agregação financeira e de resultados práticos já criada na história moderna, sem intervenção estatal.
Read more

Reviews

3.8
165 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Vinicius Maximiliano Carneiro
Read more
Published on
Dec 3, 2014
Read more
Pages
47
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Business & Economics / Accounting / Financial
Business & Economics / Accounting / General
Business & Economics / Business Law
Business & Economics / Crowdfunding
Read more
Content Protection
This content is DRM free.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Jose Almeida
©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.