Ganhar o mundo: sobre os legados feministas

· · · · · · ·
· Ubu Editora
Ebook
208
Pages
Eligible

About this ebook

Ganhar o mundo apresenta um feminismo que se reconhece como um campo de resistência e transformação social, atento a sua capacidade de conexão transnacional. A coletânea reúne referências do pensamento e da luta feminista de diferentes partes do mundo, trazendo à tona seu legado como inspiração para os desafios contemporâneos. O que fazer quando parece não haver saída? Aqui, Verónica Gago, Françoise Vergès, Djamila Ribeiro, Lola Olufemi, Sayak Valencia, Zahra Ali, Rama Salla Dieng e Silvia Federici compartilham trajetórias locais tão díspares como a da África francófona entre os anos 1950 e 1980 e a das comunistas negras no Reino Unido na década de 1970; as perspectivas feministas no candomblé e no meio editorial francês; as repercussões do movimento latino-americano Ni Una Menos e da Revolução de Outubro no Iraque. O livro convida a sair da própria experiência e ganhar um mundo de histórias feministas, aprendendo com o legado de mulheres dos quatro cantos da Terra. Mais sobre cada texto Verónica Gago discute as mobilizações feministas contemporâneas, principalmente no Sul global, e sua produção teórica baseada na experiência prática. Analisando o movimento Ni Una Menos e a circulação internacional de seus slogans, ela reflete sobre como a luta feminista responde à violência, gera novas formas de organização e conhecimento, adaptando-se a diferentes contextos. Françoise Vergès resgata o papel da editora des femmes como um ato editorial político fundamental na resistência às ditaduras sul-americanas. Djamila Ribeiro apresenta as perspectivas femininas no candomblé, destacando as yabás e sua relação com a maternidade como formas de agência e resistência. No eixo da militância transnacional, Lola Olufemi revisita a trajetória das organizações feministas e comunistas negras no Reino Unido, explorando o papel do jornal Outwrite na luta contra a desinformação liberal. Sayak Valencia examina a intersecção entre feminismo radical e transfeminismo em meio à violência estrutural latino-americana. Zahra Ali propõe um olhar para os feminismos no Iraque e sua relação com a Revolução de Outubro, enquanto Rama Salla Dieng recupera a história do ativismo feminista na África francófona por meio da revista senegalesa AWA e do jornal Fippu. O livro se encerra com uma homenagem de Silvia Federici a Maria Mies, destacando seu legado teórico para a luta feminista global. Marcado pela diversidade de perspectivas e pela força de suas análises, Ganhar o mundo não apenas revisita o passado, mas propõe um feminismo que reivindica sua história como uma ferramenta essencial para compreender e transformar o presente.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.