Carta a Meneceu sobre a felicidade

Editora Montecristo
1
Free sample

A busca pela felicidade é o tema central da Carta a Meneceu, e os caminhos para se chegar a ela são dois: a saúde do corpo e a serenidade do espírito. São preceitos que valorizam os prazeres naturais e os essenciais à vida como fundamentais ao bem-estar. O controle sobre o desejo também é visto como um importante meio para a felicidade e que o homem sábio consegue ser feliz só com o que é estritamente necessário.


Inicia com uma exortação ao exercício da filosofia, considerada desde logo como uma disciplina cuja única meta é justamente tornar feliz o homem que a pratica. Após essa introdução, Epicuro transmite ao discípulo os tópicos que considera essenciais para essa busca permanente da felicidade. Fala sobre deuses, morte e vida, focando não na sua duração, mas na qualidade.

Na sequencia, analisa as várias modalidades de desejo, acompanhadas da necessidade imperiosa de controlá-lo, tendo em mira tanto a saúde do corpo quanto a tranquilidade do espírito, o que, por outro lado, não deixa de ser também uma boa definição do próprio prazer, tal como Epicuro o concebe.

Ao final afirma que o homem sábio jamais deve acreditar cegamente no destino e na fortuna como se estes fossem fatalidades inexoráveis e sem esperança, em resumo, defendo que a prática correta desses ensinamentos será capaz de levá-lo à mais completa felicidade, fazendo-o sentir-se como um deus imortal entre os homens mortais.


Trechos:

“Que ninguém se demore a buscar a sabedoria quando for jovem, nem se canse na busca dela quando envelhecer. Pois nenhuma idade é muito cedo ou muito tarde para a saúde da alma.” 


“Devemos lembrar que o futuro não é totalmente nosso nem totalmente impedido a nós, de modo que não devemos contar tão certamente com ele, nem nos desesperar tanto temendo que não venha.”


“Não se trata de uma sucessão ininterrupta de bebedeiras e folias, nem de ato sexual, nem de prazeres de mesa requintada, que produzem uma vida agradável; é raciocínio sóbrio, buscando os fundamentos de toda escolha e abstenção, e banindo aquelas crenças pelas quais as maiores perturbações tomam posse da alma.” 




Read more
Collapse

About the author

Epicuro (grego antigo: Ἐπίκουρος, 341-270 AC) nasceu na ilha grega de Samos, de pais atenienses. Foi um dos principais filósofos no período helenístico, que desenvolveu uma metafísica impiedosamente materialista, uma epistemologia empirista e uma ética hedonista. Ele defendia que os constituintes básicos do mundo são átomos, pedaços de matéria não divisíveis, voando através do espaço vazio, e tentou explicar todos os fenômenos naturais em termos atômicos.

Epicuro rejeitou a existência de uma alma imaterial e formulações platônicas, e disse que os deuses não têm influência em nossas vidas. Para ele, o objetivo de todas as ações de uma pessoa era alcançar o prazer (concebido como tranquilidade) para si próprio, e que isso poderia ser feito limitando seus desejos e banindo o medo dos deuses e da morte. 


Epicuro foi um escritor volumoso, mas quase nenhum de seus próprios trabalhos resistiu. Diógenes Laércio, escreveu um livro de 10 volumes, Vidas dos Filósofos, que inclui três das cartas de Epicuro em sua narrativa da vida e ensinamentos de Epicuro. Estas três cartas são breves resumos das principais áreas da filosofia de Epicuro: a Carta a Heródoto, que resume sua metafísica, a Carta a Pitócles, que dá explicações atômicas para fenômenos meteorológicos, e a Carta a Meneceu, que resume sua ética, esta última é mais conhecida como Carta sobre a felicidade, já que versa justamente sobre a conduta humana tendo em vista alcançar a tão almejada saúde do espírito.


Read more
Collapse
5.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Montecristo
Read more
Collapse
Published on
Dec 5, 2019
Read more
Collapse
Pages
78
Read more
Collapse
ISBN
9781619651661
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Philosophy / Ethics & Moral Philosophy
Philosophy / Individual Philosophers
Self-Help / Motivational & Inspirational
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Collapse
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
"O homem mais rico da Babilônia", de George S. Clason, é um best-seller internacional que já vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo que apresenta, por meio de uma coleção de parábolas, uma série de lições sobre como obter sucesso e fazer as melhores escolhas em todas as questões relacionadas ao dinheiro. Nesta versão, Karen McCreadie reúne as grandes lições do livro original e faz uma série de comentários sob um olhar do nosso tempo. Ao todo são 52 excelentes ideias que você pode colocar em prática imediatamente. Com elas, será capaz tanto de administrar melhor dívidas e maus investimentos como também multiplicar seus recursos e poder de compra e de investimento de forma rápida e crescente, sem fórmulas mágicas. Este livro foi criado para oferecer um guia extremamente prático sobre como os conselhos de um dos mais famosos livros sobre finanças pessoais já escritos no mundo podem ser aplicadas nos dias de hoje. Algumas das 52 ideias que irão promover uma mudança positiva na forma como você ganha, aplica ou gasta seu dinheiro: •• Deixe a revolta levá-lo à mudança •• Trabalho duro não é garantia de riqueza •• O destino caprichoso não o deixará rico •• Vá atrás de conselhos sábios, mas das pessoas certas •• A boa sorte recompensa os que reconhecem a oportunidade •• Quando o adiamento destrói as oportunidades •• Escolha a ação ao invés do remorso •• Dívida boa x dívida ruim •• A determinação é capaz de solucionar qualquer coisa •• As origens humildes não representam empecilho •• A importância do espírito empreendedor
©2020 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.