Conversando com os filmes: Cinema e valores no século XXI

· SOBRAMFA Educação Médica & Humanismo
5.0
1 review
Ebook
456
Pages
Eligible

About this ebook

Conversando com os Filmes, é o resultado de um processo reflexivo que utiliza o cinema como pista de decolagem. Um fascinante mergulho pelas histórias do cinema contextualizado ao raciocínio de maneira clara e acessível.Para o autor, Pablo González Blasco, que há mais de duas décadas utiliza o cinema como recurso educacional, na medicina, seu campo profissional, e na vida, a interação com os filmes é uma verdadeira aventura. O que se diz na tela e o que se intui, estabelece um diálogo com a consciência, onde a memória das vivências, a cultura que nos cerca, são o pano de fundo para inúmeras considerações. O que impacta não é apenas o que o filme descreve, mas sim algo a mais que transita no meio, entre os fotogramas e o pensamento do espectador, e dispara a reflexão. Conversando com os Filmes, não é uma coletânea de críticas. Fala-se, sim, dos filmes, porém, os comentários recolhidos são o resultado de uma análise, entre o que o cinema traz, e o que o espectador pensa e evoca. Uma experiência estética que nos faz acordar para o humano, nos leva a refletir, nos humaniza.
5.0
1 review

About the author

Médico (FMUSP, 1981) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002). Membro Fundador (São Paulo, 1992) e Diretor Científico da SOBRAMFA – Educação Médica e Humaismo, e Membro Internacional da Society of Teachers of Family Medicine (STFM).

É autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (SOBRAMFA, 1997), “Medicina de Família & Cinema” (Casa do Psicólogo, 2002) “Educação da Afetividade através do Cinema” (IEF-Instituto de Ensino e Fomento/SOBRAMFA, São Paulo, 2006) , ”Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema” (Sâo Camilo, 2011) e “Lições de Liderança no Cinema” (SOBRAMFA, 2013) e “Livros para a vida: Espelho das Tertúlias Literárias” (Cultor de Livros, 2018). Co-autor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003) e Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education. (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005.) e “Humanismo em Medicina” (SOBRAMFA, São Paulo, 2015) e “Educación Médica Centrada en el Paciente” (Cátedra Educación Médica Fundación Lilly, 2017).

É também autor de mais de uma centena de publicações e trabalhos apresentados em Congressos nacionais e Internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes.

Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica, assim como da interação com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que freqüentemente é solicitado. Mesmo dedicando a maior parte da sua atividade profissional à formação dos futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.