Cenas de parto e políticas do corpo

SciELO - Editora FIOCRUZ
Free sample

O Brasil é o recordista mundial de cesáreas. Aqui, de 52% a 88% dos partos são cirúrgicos na rede pública e na rede privada, respectivamente. Porém, não é só o alto número de cesarianas que chama a atenção, mas o que está por trás disso: as cesáreas são a escolha da maior parte das gestantes e dos profissionais que cuidam delas. Nesta obra, a autora - antropóloga e feminista - pesquisou um grupo que optou por parir diferentemente: da maneira mais natural possível. Ela conviveu, entre 2008 e 2010, na cidade de São Paulo, com cerca de 60 mulheres que já tinham dado à luz e, novamente grávidas, esperavam não repetir as experiências dolorosas anteriores. Rosamaria Carneiro esteve também com gestantes de “primeira viagem”, que queriam estudar possibilidades para decidir qual opção escolheriam. Sem aceitar imposições. “Poucos casos e muita densidade foram sempre meu objetivo. Porém, mais que isso, o conteúdo é fruto de uma pesquisa etnográfica, eminentemente qualitativa sobre saúde sexual e reprodutiva”, afirma ela.
Read more

Reviews

Loading...

Additional Information

Publisher
SciELO - Editora FIOCRUZ
Read more
Published on
Jan 1, 2015
Read more
Pages
322
Read more
ISBN
9788575415146
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Medical / Gynecology & Obstetrics
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
William J. Ledger
Infecções Vulvovaginais, Segunda Edição, apresenta as mais recentes descobertas que certamente ajudarão os clínicos a diagnosticar e tratar com precisão suas pacientes. A obra também salienta aos pesquisadores problemas que permanecem não resolvidos e as áreas mais promissoras para investigação. Os ginecologistas encontrarão orientações práticas para a resolução de cenários clínicos da vida real. A obra começa abordando a microbiologia da vagina e a imunologia vaginal. A seguir, discute o diagnóstico das doenças vulvovaginais, incluindo anamnese, exame físico e testagem laboratorial. Em continuidade, apresenta capítulos sobre as principais infecções vulvovaginais, incluindo vulvovaginite por Candida, vaginose bacteriana, vaginite por T. vaginalis, vaginite citolítica, aeróbica e inflamatória descamativa, herpes genital, infecções pelo papillomavirus humano e muito mais. Para cada uma destas condições, os autores apresentam informações sobre seus fundamentos, microbiologia, imunologia, diagnóstico e tratamento. Detalhes de terapia são fornecidos com ênfase nas nuances que podem ser aplicadas a mulheres que não respondem à medicação prescrita ou que respondem e a seguir se tornam sintomáticas uma vez terminado o tratamento. A principal proposta desta nova edição é de ajudar os clínicos atarefados, residentes e todos aqueles envolvidos com a saúde da mulher, através da explicação dos avanços no conhecimento dos principais distúrbios vulvovaginais, de maneira significativa e que permita a abordagem individual de cada paciente no atendimento clínico cotidiano.
Febrasgo
É o primeiro livro da Série FEBRASGO.
A escolha por ter, nesta área de atuação, nosso primeiro livro, considera o enfoque multidisciplinar do produto conceptual cuja ação primaria de atenção deve ser dispensada à mãe. Assim, na apresentação deste livro, gostaria de estabelecer o termo Medicina Materno-Fetal, pois como ginecologista e tocólogo de longa data, não consebo o feto sem a mãe, nem a medicina fetal sem a obstetrícia, em especial, a de alto risco.
Desta forma, a Medicina Materno-Fetal tornou-se um braço importante da obstetrícia moderna e passou a abranger outras áreas afins, incluindo a genética, a teratologia, o diagnóstico por imagem, a endocrinologia e a fisiologia materno-fetal. O feto outra inacessível ao obstetra/perinatologista, tinha sua assistência médica dispensada, exclusivamente, à mãe com a esperança de que a simples melhoria das condições maternas beneficiaria o estado de saúde fetal. Nos últimos anos, o concepto tornou-se acessível, permitindo que doenças fetais fossem diagnosticadas e tratadas mesmo antes do nascimento.
Assim, o feto emerge como um paciente; e a saúde materna entra numa nova dimensão. Ele agora é visto como parte integrante dos processos fisiológicos ou patológicos do binômio materno-fetal e exige daqueles que lidam com a Medicina Materno-Fetal vasto conhecimento das complicações da gravidez que afetam a mãe e/ou o feto e com as várias modalidades disponíveis para o diagnóstico, a avaliação e o tratamento materno-fetal.
Este livro é fruto desta visão, amplamente discutida entre mim e o Professor Nilson Roberto de Melo, Diretor Científico da FEBRASGO. Finalmente, a colaboração de grandes nomes da literatura nacional e internacional neste trabalho, encontrou no Professor Eduardo Borges da Fonseca, Presidente da Comissão Nacional Especializada em Medicina Fetal, a força e a competência para orquestrar esta tarefa, que unifica de maneira simples e harmônica o entendimento dos processos fisiológicos fetais e o conhecimento científico moderno, que devem nortear a assistência Materno-Fetal.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.