AQUI ESTAMOS ENTRE AS ÁGUAS DOS MARES, ÁGUAS DOS RIOS, NAS TERRAS DE TRABALHO NA PESCA ARTESANAL

Letra Capital Editora LTDA
1
Free sample

 Este livro busca mostrar alguns aspectos que compõe o mundo da pesca das mulheres, o qual está repleto de movimento e elementos agentes que não apenas o ser humano. Este mundo se constrói e é construído por relações próximas, afetivas e de respeito entre pescadoras e ventos, luas, mar, marés. A vida na pesca não se trata apenas de uma fonte de renda, mas um de modo de ser e estar no mundo em que se observa a maré, se obedece ao vento, se respeita o mar. Mas há também outros elementos centrais, como embarcações, apetrechos, bandeiras e bicicletas, bichos e animais entes queridos. Segundo as pescadoras, é preciso estar atento a duas atitudes centrais para se continuar vivo na pesca a partir da observação contínua: a distração, que pode acabar com a vida de repente e a concentração, que é o que mantem a vida. É neste exercício continuo que as pescadoras se constituem pescadoras e convivem com este mundo da pesca.
Read more
Collapse

About the author

 É professora de Políticas Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pesquisadora do CNPq e da FAPEAM. Organizou a primeira coletânea intitulada Trabalhadores e Trabalhadoras na pesca: ambiente e reconhecimento, pela Editora Garamond e com apoio financeiro da FAPEAM, em 2013. Esta é a segunda coletânea que organiza (Edital Biblos – Fapeam), em que as autoras participantes asseguram as vozes das mulheres pescadoras. Permitem que elas se manifestem e relatam sobre a vida e seus desejos e anseios. Nos últimos cinco anos têm se dedicado a estudar sobre os modos de vida desses segmentos de trabalhadores rurais, sobretudo as estratégias de luta que envolvem a busca por políticas públicas, as dificuldades de acesso aos direitos sociais por parte dos pescadores e pescadoras, em conjunto com seus alunos de graduação e pós-graduação da UFAM. Nesta coletânea, sem finalizar, encerra com um artigo intitulado Mulheres pescadoras: ajuste fiscal (des) ajustes sociais no qual analisa as modificações introduzidas na vida dos pescadores e pescadoras artesanais a partir das MPs 824 e 825-2014 e o Decretos-Lei nos 8.824 e 8.825, promulgadas em 2014, que afetam profundamente a vida social desse segmento de trabalhadores. Email:elenisefaria@gmail.com

Read more
Collapse
4.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Published on
Sep 9, 2016
Read more
Collapse
Pages
224
Read more
Collapse
ISBN
9788577854264
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.