O País dos Bem-te-vis: ensaio sobre a inveja na cultura brasileira

Letra Capital Editora LTDA
1
Free sample

 O país dos bem-te-vis – é um ensaio sobre a inveja no conjunto dos hábitos sociais brasileiros. Trata das raízes, a formação histórica, a gênese das tradições e valores nacionais e identifica a inveja como característica humana universal. Aponta a extensa ação da inveja na cultura do Brasil contemporâneo, e descreve as soluções e saídas possíveis.

É uma análise interessante da história do comportamento invejoso entre nós, desde a insensibilidade do extermínio dos índios, a escravidão e o sadismo da família patriarcal escravocrata, ressaltando a contribuição definitiva da Santa Inquisição e da excessiva religiosidade portuguesa na desvalorização da morte trágica. A formação do país foi marcada pela atuação intensa da Inquisição em Portugal e no Brasil, a perseguição, as mortes, as denúncias por interesse, a inversão de valores espirituais, as propinas e privilégios, a corrupção, atitudes e situações impressas permanentemente na alma nacional desde então. Esclarece a emotividade, capaz de inveja e ódio, como qualidade brasileira, e a identificação projetiva. Ao final apresenta a pesquisa IBOPE sobre os números da inveja na nossa sociedade.

O país dos bem-te-vis estuda a origem e identidade do sentimento: a inveja do seio na formação de todo ser humano, o Édipo na família, as onipresentes invejas do pênis e do útero, inveja nos mitos e nas religiões. Verifica que o ser humano pode escolher o pior mesmo sabendo o que é o melhor para si, e expõe como a inveja paralisa o tempo: no mundo do invejoso só o presente tem importância.  Ou seja, individualmente e para a nossa sociedade, o futuro não existe, nem o passado, vive-se num eterno presente repetindo-se incessantemente os mesmos erros.

Também aborda a inveja na manifestação cultural brasileira nos dias de hoje: a maledicência, a mentira, a negação da responsabilidade – tão comum nas nossas ações, individuais, sociais e institucionais. Analisa a autoinveja, a inveja de si mesmo, individual e do conjunto da sociedade, seus inúmeros componentes entre si e com o Estado. A pressão invejosa marca toda criatividade para destruí-la e permite a banalização da violência em todos os níveis. A repressão, unida à falta de valor, conduz a indivíduos limitados e grosseiros.

Recusar a bondade impede o aprendizado com a experiência, a transmissão do saber para as gerações seguintes, razão pela qual cada geração aqui começa do zero: a incrível negligência brasileira para com a educação e o raciocínio, desde a época colonial.

Para concluir, a autora apresenta soluções: a necessidade humana de curar-se e fazer reparações é libertador para todos os envolvidos. A gratidão – força natural, universal e contrária à inveja – a reverência ao sagrado, o perdão, a espiritualidade, uma das maiores carências nacionais a ser preenchida com urgência. Reverência e admiração implicam em compreensão do que é melhor e a participação consciente nisso, ressaltando a capacidade brasileira para a alegria, para a festa coletiva onde não há inveja, mas união do e no conjunto, onde o povo alcança perfeição, um traço efetivo de saúde mental e moral.

Read more
Collapse

About the author

Noemi Gomes do Rêgo Coelho é Assistente Social graduada na Faculdade de Serviço Social da UERJ (1983);

• Assistente Social da Caixa Econômica Federal desde 1985, especialista em AIDS e Dependência Química;

• Formação em Filosofia pelo Instituto de Artes Liberais (IAL) com Olavo de Carvalho, 1992;

• Specialist Staff for Field, Residential and Day Care Services - Care Assistant and Personal Home Carer, 1995, Londres, UK;

• Formação em Teologia EaD, PUC, 2009 e Escola Mater Ecclesiae, 1998;

• Neuro-Semantic/NLP Trainer e Meta-Coach - Member  of  The International Society of Neuro-Semantics;

 

Read more
Collapse
1.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Published on
Apr 12, 2019
Read more
Collapse
Pages
189
Read more
Collapse
ISBN
9788577856442
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.