A Ética da Obediência - Um ensaio histórico sobre a Antiga Aliança Da Criação ao Domínio Romano na Judeia (63 a. C.)

Letra Capital Editora LTDA
Free sample

Ao ler “A Ética da Obediência”, o leitor perceberá em sua abordagem uma sutileza: Questões de Ciência se compatibilizando com a visão Criacionista do Universo. Edson Monteiro parte da premissa de que é através do cérebro – em toda a sua potencialidade perscrutadora, reveladora e inovadora – que o homem se aproxima do espírito de Deus. Deus fez o homem inteligente, e Ele semelhante no espírito.



A Ciência, para o autor não é a hermética do cientista físico, químico ou biológico, mas a de todos os campos científicos sociais voltados para o bem estar humanitário. Confessa aí seu profundo lamento. O homem, deslumbrado com o poder, assume ambições insustentáveis, exacerbando um domínio que lhe desfigura o lado humano. Surgem os erros da prepotência, da arrogância e das presunções excludentes. Contrapõe-se assim aos ditames da Criação, desobedecendo.

Este ensaio nos relembra uma época primordial, onde o homem partia para as conquista visando à sobrevivência. Aprendeu e inovou muito. Era o paradigma do “tentar melhor viver”. A Mesopotâmia não era um novo Egito do pródigo Nilo, mas bem estudada e bem tratada poderia ser como um oásis no ambiente agressivo. O tempo passou, o conhecimento avançou e o paradigma mudou: o homem quis conquistar para ter mais terras, reinos e coroas, mais domínio sobre outros povos. Queria dominar, ainda que fosse necessário escravizar.

Deus se revelou a Abraão. O que resultou do episódio, Edson trata neste ensaio. Deus fez uma aliança, a Antiga. Daria uma terra, de onde surgiram nações. A contrapartida foi apenas a de obedecerem. Infelizmente, o cérebro cedeu à sedução. Uma pena! A não obediência prevaleceu, o lado são da Ciência fez-se ausente, a ética da obediência longe da criatura, o homem falhando....
Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Pages
264
Read more
Collapse
ISBN
9788577850808
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Neste ensaio de estilo informal, com um texto bastante acessível e atraente, onde é notável a precisão de um mestre muito hábil na arte da escrita, o professor e ensaísta Edson Monteiro transmite magistralmente ao leitor uma descrição sui generis do apóstolo Paulo, bem diferente das que estamos acostumados a ler e ouvir nos púlpitos de nossas comunidades eclesiais.

Muitos de nós apenas conhecemos o apóstolo por sua forte personalidade, marcada por posições radicais de enfrentamento à religiosidade sectária judaica, moralismo exacerbado, antifeminismo e assim por diante.

Os que veem Paulo com esses olhos secundarizam o impacto provocado em sua vida por ocasião de sua drástica conversão a Jesus - a completa transformação de seu caráter operada de forma maravilhosa naquele admirável e misterioso encontro na estrada para Damasco.

A leitura deste trabalho literário vai nos apresentar o desenvolvimento psicossocial do jovem Saulo, desde o seu início, em Tarso, até o ministério transnacional, executado agora por Paulo apóstolo.

Culminando o ensaio, como carona em quatro grandes viagens missionárias, vivenciaremos o relato de prisões, sofrimentos, perigos e, sobretudo, a demonstração do profundo amor de Paulo por Cristo e pelo povo.

Portanto, leitor, nossa sugestão é que antes de você iniciar a leitura das cartas paulinas ou, mesmo depois de tê-las lido tantas vezes, permita que o professor Edson o conduza a um contato renovador e aberto com Paulo, para então voltar às epístolas com sensibilidade restaurada.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.