Inclusão escolar de alunos com necessidades especial

SciELO - EDUERJ
Free sample

Compila estudos sobre processos socioeducacionais no contexto da implementação das políticas de inclusão escolar em diferentes sistemas educacionais do estado do Rio de Janeiro. Apesar dessa delimitação geográfica, há muitos pontos em comum com políticas de outros estados e de seus respectivos municípios.
Read more

Reviews

Loading...

Additional Information

Publisher
SciELO - EDUERJ
Read more
Published on
Jan 1, 2012
Read more
Pages
164
Read more
ISBN
9788575114414
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Education / Special Education / General
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Flávia Medeiros Álvaro Machado
Conceitos Abstratos aborda a prática do tradutor/intérprete de Libras no envolto de várias competências e, entre elas, algumas específicas que podem ser compreendidas e desenvolvidas a partir das contribuições da Linguística Cognitiva e, mais estritamente, da Semântica Cognitiva. O principal meio de expressão e comunicação é a língua e os estudos sobre os processos de categorização humana, com base no Realismo Corpóreo, que têm elucidado esses fenômenos relativos à influência de modelos cognitivos e culturais. Sobre o modo de como as categorias conceptuais se estruturam e atuam no processo de "fazer sentido" as experiências biossocioculturais de situações variadas da interação comunicacional (LAKOFF; JOHNSON,1999). A obra apresentada configura-se como um estudo empírico em situação controlada, utilizando recursos de filmagem, com transcrições do sistema Eudico Linguistic Annotator (ELAN) e entre outros procedimentos. Neste estudo, de natureza experimental, investigam-se as escolhas interpretativas e tradutórias dos conceitos abstratos para CRÍTICO. Identificando-lhes nos processos linguístico-cognitivos das atividades de tradução e interpretação de Libras/Português. Utiliza-se para a interpretação e tradução, microtextos especialmente elaborados para tal propósito e suficientemente contextualizados para a garantia da coerência pragmática. Os resultados revelam que a performance dos tradutores e intérpretes é mais aprimorada numa segunda ou mais versões, uma vez que o conhecimento prévio do texto permite mais referências sobre as escolhas feitas durante o ato tradutório e interpretativo. A proposta desta obra reforça a necessidade da continuidade de aperfeiçoamento desses profissionais, além de alertá-los quanto aos problemas da interpretação e tradução em relação aos conceitos abstratos.
Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado
A educação de surdos é um tema do nosso tempo. Pensando nisso, este livro objetiva trazer problematizações e atravessamentos da perspectiva bilíngue na formação dos professores que atuam com esses sujeitos. Assim, por meio do diálogo com os docentes, busca compreender o "tornar-se" professor de surdos, fazendo da rede de conversações uma troca de experiências e experimentos. A proposta de um texto ensaísta está relacionada ao envolvimento da autora com a temática, já que, como filha de surdos e pesquisadora da área, posiciona-se no centro da conversa e procura fazer o tempo todo as dobras necessárias, colocando seu próprio pensamento na berlinda. A escritura desta obra é uma atitude de contraconduta empreendida pela autora na defesa de uma educação de qualidade para os surdos e uma formação que atenda às emergências deste tempo para os professores. "Neste livro a autora problematiza as experiências, as práticas e os saberes acadêmicos dos professores de surdos e interpela como eles tornaram-se esses professores. Para tanto, aborda o conceito de educação bilíngue, o qual considera que não se dá de forma linear, pois se organiza por meio dessa tríade. A partir da discussão do processo de formação, relacionando-o às questões históricas e aos discursos recorrentes presentes nessa formação, a autora discute as práticas bilíngues que compõe o próprio conceito, tendo como matéria-prima as narrativas dos professores de surdos sobre como as formações iniciais e continuadas constituíram-nos nessa profissão." Profa. Dra. Sonia Lopes Victor
©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.