Há, na literatura científica, diversas contribuições derivadas da Análise do Comportamento Aplicada para o esporte. Essa literatura se constitui, dentre outros temas, de descrições de procedimentos voltados para a otimização do comportamento do esportista e procedimentos voltados para capacitar treinadores dos mais diversos esportes. Essa literatura, em sua maior parte, está em língua inglesa, o que dificulta seu acesso por professores e alunos de Psicologia e Educação Física. Neste sentido, um dos objetivos deste livro é divulgar este conhecimento científico apresentando um panorama dessas pesquisas por meio da descrição de uma gama de artigos científicos. Além da apresentação desse panorama, nós apresentamos neste livro a descrição de um pesquisa científica conduzida por nós que teve como objetivo avaliar os efeitos do uso de diferentes técnicas da Análise do Comportamento, focando no uso de vídeo, sobre a frequência do comportamento de reforçar em contexto de treino esportivo conduzido por professores. Para tanto, participaram três professores de Educação Física que estavam atuando em escolas, públicas e particulares, da educação infantil ao ensino médio. Foram realizadas com cada participante uma sessão de linha de base e três intervenções. Na Condição de Instrução, os participantes assistiram a um vídeo que continha informações sobre princípios da Análise do Comportamento. Na Condição de Modelação em Vídeo, assistiram a um vídeo de um professor executando de maneira eficaz os comportamentos de reforçar os comportamentos de alunos. Na Condição de Modelagem, os participantes assistiram a um vídeo e lhes era dada uma instrução, e durante o período do vídeo os comportamentos dos mesmos eram reforçados pela pesquisadora quando realizavam os comportamentos desejados. Ademais, após cada intervenção ocorreu uma volta à linha de base para registro de possíveis efeitos. Ao final de todas as intervenções e linhas de bases os participantes foram solicitados a assistirem a um vídeo que continha imagens de um contexto diferente do apresentado nas outras fases para se avaliar a generalização dos mesmos. De maneira geral, os resultados apontam que os procedimentos foram eficazes para o aumento no número de emissões de comportamentos reforçadores como elogios e encorajamentos e na diminuição do tempo em que a consequência era apresentada, além da diminuição no uso de correções parciais. Desse modo, os dados apontam para a efetividade de um procedimento breve utilizando-se vídeos obtidos gratuitamente na internet, além de ser possível a aplicação desse estudo em maior escala já que o mesmo demanda menos tempo de execução - foram obtidos resultados condizentes com a literatura.
@luizabraga1
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar com foco de pesquisa na área de atuação em psicologia escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Paulista (UNIP), graduada em psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e em fase de conclusão no curso de graduação de pedagogia no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atualmente faz parte da equipe de Student Support Service da Escola Eleva Brasília, atuando como mediadora no Programa de Enriquecimento para alunos de altas habilidades com foco em metodologias ativas.
@marcioborgesmoreira
Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professor da graduação e do mestrado em Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Diretor do Instituto Walden4. Co-autor do livro Princípios Básicos de Análise do Comportamento (Artmed) e de outros livros, capítulos e artigos científicos com temas relacionados à Análise do Comportamento.