Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações, Edição 3

Novatec Editora
Free sample

O livro Ergonomia e Usabilidade – Conhecimentos, Métodos e Aplicações aborda a aplicação da ergonomia no desenvolvimento de interfaces humano-computador que possam proporcionar usabilidade e marcar positivamente a experiência de seus usuários. Ele apresenta formas de adequar sites, aplicações e dispositivos interativos aos perfis e às estratégias de seus usuários e de satisfazer as suas expectativas em um contexto tecnológico em constante evolução. Expondo de maneira didática conteúdos selecionados a partir da experiência de consultoria, ensino e pesquisa de seus autores, este livro é uma opção abrangente e de qualidade para analistas, arquitetos de informação, projetistas de interfaces, web designers, programadores, estudantes, professores e pesquisadores da área. Principais tópicos abordados no livro: Critérios, recomendações e padrões de projeto ergonômicos. Abordagens para a concepção centrada no usuário e técnicas de análise, especificação, concepção, avaliação, testes e monitoramento de interfaces humano-computador. Interfaces para sistemas especiais (dispositivos móveis, jogos e sistemas corporativos) e para usuários especiais (acessibilidade). Conhecimentos sobre a experiência do usuário e sobre as teorias cognitivas que fundamentam os critérios, as recomendações e os padrões de projeto ergonômicos.
Read more
Collapse

About the author

Walter de Abreu Cybis foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde criou o LabIUtil, primeiro laboratório de usabilidade do Brasil. Radicado no Canadá, ensina Interfaces Humano-Computador na École Polytechnique de Montreal e é agente de pesquisa em readaptação visual no Institut Nazareth et Louis Braille (Longueuil). Adriana Holtz Betiol é diretora fundadora da Interfácil Usabilidade de Sistemas, empresa de consultoria, pesquisa e treinamento em Engenharia de Usabilidade. Trabalha na área de interação humano-computador desde 1996 com projetos de desenvolvimento e avaliação de interfaces para sistemas em empresas de diversos segmentos do Brasil e do exterior. Adriana é doutora em Engenharia de Produção, na área de Ergonomia, pela UFSC. Richard Faust é consultor em usabilidade e análise de requisitos centrada em pessoas para diversas empresas brasileiras. Atua na concepção de produtos e no desenvolvimento da competência de usabilidade nas organizações com capacitação, definição de processos e mentoria.
Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Novatec Editora
Read more
Collapse
Published on
Oct 23, 2017
Read more
Collapse
Pages
496
Read more
Collapse
ISBN
9788575226308
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Computers / Software Development & Engineering / Systems Analysis & Design
Computers / Web / Design
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
A UML – Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada – é uma linguagem utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos, aplicada principalmente durante as fases de análise de requisitos e projeto de software. Essa linguagem consagrou-se como a linguagem-padrão de modelagem adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software, havendo um amplo mercado para profissionais que a dominem. Este livro procura ensinar ao leitor, por meio de exemplos práticos, como modelar softwares por meio da UML. A linguagem é ensinada mediante a apresentação de seus muitos diagramas, detalhando o propósito e a aplicação de cada um deles, bem como os elementos que os compõem, suas funções e como podem ser aplicados. A obra enfatiza ainda a importância da UML para a Engenharia de Software, além de abordar o paradigma de orientação a objetos, um conceito imprescindível para a compreensão correta da linguagem. Além disso, o livro demonstra também como mapear classes em tabelas de banco de dados relacionais, enfocando a questão de persistência. A obra contém diversos estudos de caso modelados como exemplos ao longo dos capítulos, além de um estudo de caso maior no final do livro, em que um sistema é analisado e modelado, com a ilustração completa de todos os diagramas referentes ao software. O livro apresenta também vários exercícios para avaliar e consolidar os conhecimentos adquiridos pelo leitor, com as respectivas soluções ao final do capítulo onde foram propostos. A obra pode ser utilizada tanto por professores e alunos universitários de cursos da área de Computação quanto por profissionais da área de Engenharia e Desenvolvimento de Software.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.