A metrópole em questão: desafios da transição urbana

Letra Capital Editora LTDA
Free sample

 Reunimos nesta publicação alguns textos que buscam sintetizar a nossa interpretação da transição urbana das metrópoles brasileiras no período 1980-2010 e os desafios do presente momento a partir dos resultados do programa quinquenal de pesquisa do Observatório das Metrópoles “Território, coesão social e governança democrática”, realizado no período 2009-2015. O título desse Programa expressa a nossa compreensão a respeito dos impasses presentes na realidade urbano-metropolitana brasileira diante dos desafios do desenvolvimento nacional e das novas relações entre economia, sociedade e território, advindas das transformações do capitalismo que surgiram a partir da segunda metade dos anos 1970.
Read more

Reviews

Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Published on
May 18, 2017
Read more
Pages
313
Read more
ISBN
9788577855056
Read more
Read more
Best For
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Social Science / Regional Studies
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
 Resultado da coletânea de artigos apresentados no seminário O futuro das metrópoles, este livro busca compreender as transformações das metrópoles na dupla dimensão: entender o seu presente e pensar o seu futuro. Por esse motivo, os textos aqui reunidos são marcados pela tensão inerente a todo trabalho de pesquisa que se pretenda científico e engajado. Textos engajados, antes de tudo por traduzirem o posicionamento crítico quanto às idéias, às visões e aos modelos teóricos que circulam no mundo acadêmico e fora dele e que fundam não só as pretensas demonstrações sobre os impactos da transformações econômicos sobre as grandes cidades, como também as narrativas catastróficas sobre o seu futuro na globalização. Não se trata, pois, do apego ao mito do discurso neutro, mas o empenho em adotar uma atitude científica que nos permita avaliar as causas, natureza e impactos das transformações das grandes cidades

 

Seus autores se orientam pelo comprometimento de suas reflexões na perspectiva de encontrar, na análise das mudanças, novos paradigmas da ação que permitam pensar alternativas de políticas que reafirmem os velhos ideais de democracia e justiça social, que para alguns tornaram-se obsoletos pelas supostas realizações das virtudes progressistas e integradoras do mercado.

 

Uma obra fundamental para todos que desejam compreender melhor o nosso tempo e que acreditam que o futuro não está predestinado, mas será resultado da história, construída no passado, presente e no próprio futuro.

 

©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.