Desigualdades sociorraciais suburbanas e o direito à cidade d’Oxum: PLANO POPULAR DE BAIRRO

Free sample

 Nossa coletânea é uma reflexão sobre uma práxis do Observatório Raça, Classe e Gênero Luiza Mahin, que foi criado em 2008, e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Espaço Livre, com professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, moradores  de bairros populares e tem como objetivos principais estudar os processos espaciais urbanos e os sujeitos sociais coletivos que participam da produção, do uso e planejamento do território e suas transformações. As principais temáticas desenvolvidas nas oficinas estão vinculadas aos conceitos de raça, de gênero e de classe, nos espaços concretos e simbólicos marcados pela história de Salvador, Bahia, Brasil. Fizemos uso de  pesquisas quantitativas, que analisam os indicadores de desigualdades raciais, de gênero e classes sociais, baseados em fontes oficiais, especialmente o IBGE; e de pesquisas qualitativas para análise das percepções sobre estas temáticas, especialmente através dos movimentos sociais urbanos, visando  estudar o cotidiano urbano, a segregação e exclusão socioeconômica e sociorraciais no desenvolvimento urbano e regional, com destaque para as áreas mais negras de Salvador: Subúrbio Ferroviário, “Miolo” e Cajazeiras.

Nesta publicação, que é resultado de um intenso trabalho coletivo do nosso Observatório, refletimos sobre o trabalho das oficinas de formação e plano popular de bairro realizados em Plataforma e Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a partir de pesquisas apresentadas e analisadas durante este processo. Este trabalho de extensão universitária, está vinculado ao Grupo Espaço Livre/UFBA, e tem articulação de natureza dupla: acadêmica mas também popular. Buscamos uma intensa interação com a comunidade por compreender seu papel decisivo na promoção de mudanças. A formação de pesquisadoras e pesquisadores da área do Subúrbio Ferroviário juntamente com os movimentos sociais, devem promover o processo de forma a ampliar a domocracia no processo de luta pelo Direito à Cidade. Estas pesquisadoras tem aqui seus artigos que expressam um olhar de quem vive neste território.

Ao desenvolver pesquisa-ação que articule as categorias de análise sobre a condição de gênero, raça e classe no Subúrbio Ferroviário para verificar como estas dimensões se expressam dialeticamente na estrutura urbana, na vida de milhares de pessoas de diferentes gerações, o Observatório Luiza Mahin (OLM) traz para esta área da cidade questões fundamentais para estimular a conquista da igualdade na cidade, do direito à cidade na perspectiva dos conceitos e propostas por autoras e autores com os quais dialogamos e também pelos movimentos sociais e o Forum Social Mundial, que tem rebatimento nas lutas locais. Trata-se, portanto, de uma experiência acadêmica, técnica e política que pode contribuir com a elevação cultural e política dos bairros da periferia de Salvador, sobretudo do Subúrbio Ferroviário, rumo a um projeto popular-democrático para a cidade. 

Os artigos aqui apresentados, por professores e participantes das oficinas da área, buscam refletir esta experiência com diferentes abordagens sobre as relações de gênero, simultaneamente com as diferenças de raça e suas relações com a diversidade de classes sociais. Com diferentes olhares, os artigos que compõem esta coletânea oferecem ao público uma reflexão sobre a relevância da questão urbana na contemporaneidade nas diferentes dimensões feitas  por sujeitos sociais que constroem a cidade.

Read more
Collapse
5.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Letra Capital Editora LTDA
Read more
Collapse
Published on
Jul 18, 2014
Read more
Collapse
Pages
144
Read more
Collapse
ISBN
9788577852819
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.