Cidades saudáveis? Alguns olhares sobre o tema

Free sample

A grande maioria da população vive hoje nas cidades. Mas elas variam bastante entre si e há diferenças marcantes mesmo dentro de uma mesma cidade, o que tem impacto sobre as características da vida urbana e as condições de saúde da população. Compreender essa complexidade é essencial para a tomada de decisões sobre intervenções públicas nas cidades. Estudos e ensaios sobre o assunto estão reunidos neste livro, que não só traz reflexões teóricas, mas as coloca em diálogo com diferentes iniciativas para a melhoria da saúde das cidades. Municípios ou comunidades saudáveis dependem de uma prática contínua de aprimoramento do ambiente físico e social, por meio de estratégias que priorizem a saúde dos cidadãos dentro de uma lógica ampliada de qualidade de vida, com ações intersetoriais e garantia de participação social. Uma cidade saudável, destaca-se, é também uma cidade com justiça social, pois as iniquidades se destacam entre as causas de deterioração da saúde.
Read more
Loading...

Additional Information

Publisher
SciELO - Editora FIOCRUZ
Read more
Published on
Jan 1, 2014
Read more
Pages
332
Read more
ISBN
9788575415290
Read more
Language
Portuguese
Read more
Genres
Political Science / Public Policy / Environmental Policy
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Vivemos em um tempo marcado pelo uso predatório e irresponsável dos ecossistemas, em que decisões políticas e econômicas, casuísticas e imediatistas, põem à prova nossa capacidade de assegurar o futuro da humanidade no Planeta. Com tantas ameaças à vida, o que esperar das teorias econômicas e dos instrumentos de intervenção das políticas públicas ambientais? Esta é a resposta que este livro procura arquitetar: a construção de uma estrutura analítica que integre o subsistema econômico dentro do sistema ecológico, modificando o atual paradigma no qual o subsistema ecológico é compreendido pelo sistema econômico. Muitas fontes concorrem para formar o curso principal desse raciocínio. Dentre elas, as grandes correntes do pensamento econômico e a Encíclica LAUDATO SI'. Promulgada em 2015 pelo Papa Francisco, a Encíclica propõe as linhas de ação a serem perseguidas para mitigação da crise ambiental e oferece uma concepção de Ecologia Integral que articula a crise ecológica com a crise social. Paulo Roberto Haddad, economista, com especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais de Haia – Holanda, Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento da República Federativa do Brasil (1992-1993), ex-Secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de Minas Gerais (1979-1982), consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do PNUD, da ECLA e de outras organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, Presidente da PHORUM Consultoria e Pesquisas em Economia e Diretor da AERI – Análise Econômica Regional e Internacional. É autor de diversos livros e artigos.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.