“o que move discussões online são emoções, não fatos”
Eu comecei a pesquisar a inteligência artificial (IA) quando ainda era assunto de sala de aula, era somente mais um conjunto de algoritmos entre muitos outros sendo ensinados nas salas de aula; isso foi há aproximadamente dez anos atrás. Não havia nada de especial nesses algoritmos, somente a capacidade de aprender, usando exemplos, como humanos aprendem. Contudo, as limitações, em especial da necessidade de muitos dados para formarem padrões, que eram difíceis de conseguir, faziam dos algoritmos somente uma ferramenta divertida. Nos tempos atuais, isso não é mais um problema.
Entre as implicações desses algoritmos, temos o uso dessas ferramentas na política, tornando possível entregar conteúdos dentro do que o leitor espera, muitas vezes, longe da verdade e dos fatos; “o que move discussões online são emoções, não fatos”. Os políticos da extrema-direita têm usado como forma de usar os eleitores como soldados em guerras políticas, que são travadas nas redes. Emoções a flor da pele são a marca destas guerras online, que, eventualmente, se transformam em ataques reais.
Nesse ebook, vamos falar da interseção entre democracia e inteligência artificial. Uso o bolsonarismo como exemplo. Talvez o bolsonarismo seja o único representante no Brasil da extrema-direita que surgiu em vários países no mundo. Com tendência autoritária e flertando com o fascismo tradicional, esses movimentos exploram das redes como forma de levar suas mensagens, em forma de notícias falsas.
Existem duas formas de se escrever sobre um assunto: ser especialista ou explorar as fronteiras entre áreas. Esse ebook explora a fronteira entre inteligência artificial e democracia. Sou especialista em IA, mas não em ciências políticas. Quando somos especialistas, podemos dar “carteirada”, mas quando exploramos as fronteiras, estamos em território instável: por isso mesmo gosto das fronteiras. Ser especialista cria um ar de certeza nas colocações, mas também cria uma “visão de túnel”. Não podemos ignorar o papel da IA nas democracias, na defesa das liberdade individuais. Eu não acredito que um especialista em ciências políticas teria a visão que eu tenho porque estou explorando essas fronteiras, zona de terra movediça. Espero que essa seja a minha contribuição para a discussão.
Top 0.1% Academia Edu, por várias semana, 01/07/22
Venho escrevendo e ensinando modelagem de sistemas biológicos para leigos desde o doutorado, onde lancei alguns cursos locais, na Universidade de L’Aquila, onde fiz meu mestrado e doutorado. Desde então, tenho alimentado um canal do YouTube, blogs e outras formas de disseminar conhecimento e discussões, com um forte enfoque online.
Sou literalmente apaixonado por biologia, matemática, programação, e qualquer coisa que faça meu cérebro funcionar!
Possuo um doutorado pela Universidade de L’Aquila/Itália, reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) em bioinformática. Fiz 2 pós-doutorados, um pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também fiz um mestrado duplo pela Universidade de L’Aquila e Técnica de Gdansk/Polônia; minha graduação é pela Universidade Federal de Ouro Preto em Engenharia de Produção.