Fim

Editora Companhia das Letras
32

Romance de estreia de Fernanda Torres traz grupo de amigos cariocas às voltas com a morte e as próprias frustrações. O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Em anos recentes, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas no jornal Folha de S.Paulo, na Veja Rio e em colaborações para a revista piauí. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras e mostra que nesse âmbito é uma artista tão completa quanto no palco ou diante das câmeras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas frutos da arguta capacidade de observação da autora. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia. Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?
Read more

About the author

Nasceu no Rio de Janeiro em 15 de setembro de 1965. É atriz e escritora. Há trinta e cinco anos mantém uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão, tendo recebido, entre outros, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de cinema de 1986. É colunista da Folha de S.Paulo, da Veja-Rio e colaboradora da revista piauí. Seu romance Fim, publicado em 2013, vendeu mais de 100 mil exemplares e teve direitos de publicação adquiridos na França, na Holanda, na Itália e em Portugal.
Read more

Reviews

4.4
32 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Companhia das Letras
Read more
Published on
Nov 8, 2013
Read more
Pages
208
Read more
ISBN
9788580868661
Read more
Language
Portuguese (Portugal)
Read more
Genres
Fiction / Contemporary Women
Fiction / Literary
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Fernanda Torres
Fernanda Torres, la autora revelación de la literatura brasileña, da voz a una generación perdida y retrata a todo un país. Una magnífica novela que demuestra que en todo el mundo vivir crea las mismas heridas.

«Arrebatador. Un debut impresionante.»
Mario Sergio Conti

Cinco jóvenes se conocen en las playas de Río de Janeiro. Compartirán carnavales y fiestas llenas de sexo, drogas y alcohol durante la explosión de los años sesenta y setenta. Serán testigos de la radical transformación de un país que cambiará para siempre sus costumbres y valores. Un periodo que supondrá para esos amigos separaciones, excesos y arrepentimientos.

Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto y Ciro son muy diferentes entre sí, pero todos ellos, al encontrarse casi al final de sus vidas, carecen de nuevos horizontes. El éxito, la realización y la serenidad ya no son importantes. Solo parecen contar con su particular inventario de frustraciones.

En las páginas de Fin hay sol, playa, felicidad, juventud, pero también fracaso, resignación y melancolía. Fin es «pequeño en tamaño pero grandioso en su voz narrativa» (Ronaldo Gomes, Livro sobre livro).

La opinión de la crítica:
«Una novela tragicómica protagonizada por un casting único que habría hecho las delicias del cine italiano de los años sesenta.»
Frédéric Potet, Le Monde

«Una trama carioca guía la estrella literaria de Fernanda Torres.»
Folha de São Paulo

«El título es Fin, pero este libro habla sobre la vida: una vida plena, llena de picante, traviesa. Que lo sepa todo el mundo: ha nacido una nueva escritora.»
João Moreira Salles

«Río se convierte en una Babilonia de la contracultura... La afinada escritura de Torres destripa con acierto los mecanismos mentales de estos "jinetes del Apocalipsis".»
Marco Aurelio Canónico, Folha de São Paulo

«Este libro es una maravilla.»
Jô Soares, presentador de Programa do Jô

«Gracias a esta novela he cerrado el año con un broche de oro.»
Um Metro e Meio de Livros

«Una obra magnífica, bien construida y directa. Me ha conquistado por completo.»
Café com livros

«Verdaderamente divertido, con humor ácido y un poco trágico.»
Fred la Roca, Literar

©2017 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.