Adobe reduz o tamanho do app em 20% com pacotes de apps e Dynamic Delivery

Contexto

As ferramentas de criatividade e produtividade da Adobe ajudam as pessoas desde 1982. Apesar de apps Adobe como Photoshop, Illustrator e Lightroom serem os queridinhos dos criativos há décadas, é o modesto PDF (que a Adobe inventou há quase 30 anos) que conquistou a maior fama entre os usuários.

O principal app para dispositivos móveis para Android da Adobe, o Adobe Acrobat Reader, é o padrão gratuito, global e confiável para visualização, assinatura e comentários em documentos PDF, com mais de 500 milhões de downloads. Mesmo depois de todos esses anos, ele continua ficando cada vez melhor. "No ano passado, adicionamos um grande número de recursos ao app Android", disse Shubham Garg, cientista da computação na Adobe. Mas, embora os usuários adorassem os novos recursos, eles também perceberam o aumento do tamanho do app, o que levou a menos conversões. Isso foi um problema, "especialmente nas economias emergentes, onde vemos esses dois problemas de uma maneira mais evidente", disse Shubham.

O que a equipe fez

Com os Android App Bundles, a Adobe conseguiu reduzir o tamanho do app Acrobat sem muito esforço. "Foi fácil mudar para os pacotes de apps", afirmou Shubham. "Nosso app já era compatível com a versão mínima do SDK do Android e com os requisitos do Gradle, então só precisou de algumas mudanças simples no código." Depois de transferir com segurança uma cópia da chave de assinatura para o Google, o lançamento foi fácil, ele disse.

Além dos pacotes, a Adobe escolheu modularizar diversos recursos do app para diminuí-lo ainda mais. "Já estávamos usando módulos de biblioteca dentro do app, mas os recursos dinâmicos nos apresentaram uma maneira diferente de pensar sobre a modularização", disse Shubham. "Foi possível entregar o app de modo autônomo, sem as dependências de tempo de compilação nos recursos, que poderiam ser instalados posteriormente."

O primeiro recurso modularizado foi "Preencher e assinar". Com o Dynamic Delivery, não era mais necessário incluir todas as densidades de tela e recursos específicos de idioma em cada APK. E como já havia dividido os APKs antigos por arquitetura, a equipe não precisou fazer nenhum trabalho adicional para torná-los compatíveis com os pacotes de apps.

Resultados

Os pacotes de apps e o Dynamic Delivery reduziram o tamanho do app Acrobat em 15 MB, entre 22% e 25%. Em alguns dispositivos, a economia foi ainda maior, por volta de 30%. E o lançamento funcionou perfeitamente: "Não houve degradação do desempenho, e a experiência de download foi tranquila", disse Shubham. Ele dá crédito, em parte, à facilidade de teste. "Confiamos no Compartilhamento interno de apps, que nos ofereceu uma experiência na Play Store e, ao mesmo tempo, permitiu o upload de apps depuráveis, sem preocupações com o controle de versão."

O pacote também economiza o tempo da equipe, já que com ele é necessário fazer o upload de um único artefato no Google Play. "Antes dependíamos de quatro APKs diferentes, divididos por arquitetura," disse Shubham. Agora, há um único pacote. A empresa também observou um aumento entre 5% e 7% na taxa de conversão de instalação, e menos usuários estão reclamando sobre o tamanho do app.

Quanto ao Dynamic Delivery, "a instalação do app está menor e mais rápida", disse Shubham. Antes da modularização, a equipe costumava fazer o upload de quatro APKs diferentes para cada versão. Além disso, como cada APK tinha um código de versão diferente, era necessário avaliar separadamente as métricas e análises, um processo complicado e propenso a erros. Já com pacotes de apps, é necessário fazer upload de apenas um artefato com um único código de versão. "Isso nos ajudou a simplificar o processo de desenvolvimento, e agora podemos compartilhar versões individuais com nossos testadores e ter certeza de que elas funcionarão em todos os dispositivos", afirma Shubham.

E agora? "Queremos experimentar os recursos de entrega condicional para ver os benefícios da redução de tamanho do app ou o Dynamic Delivery de determinados recursos para públicos-alvo específicos" disse Shubham.

Primeiros passos

Todos os desenvolvedores de apps e jogos podem usar os Android App Bundles. Comece agora.

Acesse o Play Console