Do pasto ao prato

1K+
Downloads
Content rating
Everyone
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image
Screenshot image

About this app

DO PASTO AO PRATO é uma iniciativa 100% independente com o objetivo de aumentar a transparência do setor pecuário e apoiar o consumo consciente no Brasil.
Use o aplicativo para verificar a origem - e o impacto - da carne vendida na sua região.

A pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento no Brasil sendo frequentemente associada a queimadas descontroladas que frequentemente atingem ambientes naturais preservados. Além disso, o setor ainda aparece como um dos líderes na ocorrência de trabalho análogo à escravidão nas áreas de produção. Já nas unidades de abate e processamento, são observados não somente casos de descumprimento das regras sanitárias, mas também de maus tratos à animais pré momento de abate.

O aplicativo DO PASTO AO PRATO vem para dar visibilidade a esses impactos.

Para isso, após digitar os código que consta na embalagem do produto, o aplicativo fornece informações sobre o frigorífico onde a carne foi processada, bem como outros indicadores associados ao processo de produção.

Essas informações são calculadas a partir de dados detalhados sobre multas, autuações e dados geoespaciais sobre desmatamento e queimadas na zona de compra de cada frigorífico. As fontes são descritas no documento metodológico, incluindo:
Dados de infrações sanitárias publicamente disponíveis oferecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (http://extranet.agricultura.gov.br/sipe_cons/!ap_consulta_boleto_sicar_cons?p_tipo_consulta=)
A lista de propriedades autuadas por trabalho análogo à escravidão, publicamente disponível pelo Minsitério Público Federal (https://www.gov.br/trabalho/pt-br/assuntos/fiscalizacao/combate-ao-trabalho-escravo)
Dados de desmatamento e queimadas disponibilizadas publicamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes)

Ao utilizar o aplicativo DO PASTO AO PRATO, você também se torna parte de uma iniciativa de ciência cidadã. O aplicativo conecta o local de produção e processamento até o ponto de venda do produto. Quanto mais você usa o aplicativo, mais transparente se torna a pecuária no Brasil.

Este aplicativo foi desenvolvido pela Trase (https://trase.earth/?lang=pt_BR), uma iniciativa não governamental e sem fins lucrativos, com objetivo de ampliar a transparência das cadeias de suprimentos de commodities agrícolas. Nossos parceiros neste projeto são Repórter Brasil, uma organização não governamental brasileira com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil, e UCLouvain, universidade na Bélgica que pesquisa sobre o agronegócio sustentável e outros tópicos relacionados. Este aplicativo não é uma iniciativa governamental.

Site: https://dopastoaoprato.com.br/
Email: dopastoaoprato@gmail.com
Metodologia: resources.trase.earth/documents/metodo_do_pasto_ao_prato.pdf
Updated on
Mar 29, 2022

Data safety

Safety starts with understanding how developers collect and share your data. Data privacy and security practices may vary based on your use, region, and age. The developer provided this information and may update it over time.
This app may share these data types with third parties
Location
This app may collect these data types
Location, Personal info and 3 others
Data is encrypted in transit
You can request that data be deleted