Minha Luta

Latest release: November 23, 2020
Series
1
Books

About this ebook series

No primeiro volume da prestigiosa série que lhe rendeu fama mundial, Karl Ove Knausgård investiga sua própria juventude.

Uma noite de ano-novo e rebeldia, regada a cervejas vedadas aos menores, um amasso nauseante na primeira namorada, um show fracassado com a banda de punk no shopping center - em A morte do pai, primeiro romance da série autobiográfica Minha Luta, Karl Ove Knausgård se concentra em narrar os anos de sua juventude.
Ao embarcar numa investigação proustiana e incansável do próprio passado, o narrador busca reconstruir, sobretudo, a trajetória do pai, figura distante e insondável que entra em declínio e leva o núcleo familiar à ruína. Honesto e sensível, Knausgård investiga também o próprio presente: aos 39 anos, pai de três filhos, ele deve se ajustar à rotina em família, trocar fraldas e apartar brigas, tudo isso enquanto tenta escrever seu novo romance, numa luta diária.
Com A morte do pai, Knausgård inaugura um projeto monumental e ambicioso, que logo se tornou best-seller na Noruega e fenômeno literário internacional. São seis volumes híbridos entre a ficção e a memória, em que o autor explora, com pleno domínio da atividade narrativa, as possibilidades da ficção contemporânea.
O fim
Book 6 · Nov 2020 ·
5.0
O esperado volume que encerra Minha Luta, a monumental série em seis partes do norueguês Karl Ove Knausgård que, como definiu o jornal The Guardian, "talvez seja o maior feito literário de nossos tempos".

Neste sexto e último livro, Knausgård examina a vida, a morte, o amor e a literatura com um rigor ímpar e contabiliza os custos e as consequências de seu gigantesco projeto literário de autoficção, que sempre envolveu riscos — afinal, ele testa os limites entre o público e o privado o tempo todo.
Em O fim acompanhamos o escritor diante da pressão do reconhecimento literário e da repercussão muitas vezes devastadora de seus primeiros livros. Mas há também um longo ensaio sobre Hitler, o poder da linguagem, questões de identidade e outras questões estéticas.
Na empreitada de milhares de páginas que se conclui aqui, Knausgård retratou a vida em todo o seu espectro, desde os momentos mais dramáticos até detalhes triviais do cotidiano. O fim é o arremate genial desse feito sem paralelos.

" O fim é feito do amor de um homem por sua família e de sua obsessão pela vida solitária da escrita, com a trama e a urdidura dessas paixões contraditórias às vezes se enredando uma na outra [...] Minha Luta é um momento cultural em que vale a pena se envolver." — Melissa Katsoulis, The Times

"Um final ousado para uma série brilhante [...] Lerei estes livros muitas e muitas vezes." — William Leith, Evening Standard