Como as democracias morrem

·
· Zahar · Narrated by Erika Riba
4.5
124 reviews
Audiobook
9 hr 58 min
Unabridged

About this audiobook

Uma análise crua e perturbadora das ameaças às democracias em todo o mundo.

Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível.
Para isso comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970. E alertam: a democracia atualmente não termina com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar; agora, a escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas – como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de normas políticas de longa data.
Sucesso de público e de crítica nos Estados Unidos e na Europa, esta é uma obra fundamental para o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas.

"Talvez o livro mais valioso para a compreensão do fenômeno do ressurgimento do autoritarismo ... Essencial para entender a política atual, e alerta os brasileiros sobre os perigos para a nossa democracia." – Estadão

"Abrangente, esclarecedor e assustadoramente oportuno." – The New York Times Book Review

"Livraço ... A melhor análise até agora sobre o risco que a eleição de Donald Trump representa para a democracia norte-americana ... [Para o leitor brasileiro] a história parece muito mais familiar do que seria desejável." – Celso Rocha de Barros, Folha de S. Paulo

"Levitsky e Ziblatt mostram como as democracias podem entrar em colapso em qualquer lugar – não apenas por meio de golpes violentos, mas, de modo mais comum (e insidioso), através de um deslizamento gradual para o autoritarismo. Um guia lúcido e essencial." – The New York Times

"O grande livro político de 2018 até agora." – The Philadelphia Inquirer

Ratings and reviews

4.5
124 reviews
David Leite
March 27, 2020
Que repercutam no braziU as advertências aqui feitas às quais, mesmo em regimes políticos tão diferentes, seguem padrões semelhantes de vulnerabilidade. O livro é um bom manual de organização política com o objetivo de valorizar a ação de grupos representativos da sociedade na qualidade da democracia. Eu recomendo...
Marcelo Klippel Ferreira
April 2, 2020
O livro fala de como as democracias vão sendo corroidas pouco a pouco, focando sua análise nos EUA, mas sem deixar de olhar para exemplos no mundo. A análise faz nós, brasileiros, pensarmos no rumo que a nossa democracia está tomando. Não deixem de ler!
Keny Parreiras
January 14, 2021
É aquela história: De longe parece ruim, mas de perto parece que está de longe. Livro cheio de falácias, senso comum, etc. É triste ver como pessoas se dão ao trabalho de produzir esse tipo de "coisa" e divulgam como se fosse algo sério.

About the author

STEVEN LEVITSKY E DANIEL ZIBLATT são professores de ciência política na Universidade Harvard. A pesquisa de Levitsky se concentra na América Latina e no mundo em desenvolvimento. É autor de Competitive Authoritarianism, tendo recebido diversos prêmios por excelência no ensino. Ziblatt estuda a Europa do século XIX aos dias de hoje. Publicou, mais recentemente, Conservative Parties and the Birth of Democracy. Os dois colaboram para publicações como The New York Times e Vox.

Listening information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.