Senso Comum

CONVIVIVM · AI-narrated by Paulo (from Google)
Audiobook
2 hr 32 min
Unabridged
Eligible
AI-narrated
Want a free 15 min sample? Listen anytime, even offline. 
Add

About this audiobook

Em Senso Comum, Thomas Paine defende a independência americana. Seu argumento começa com reflexões teóricas mais gerais sobre governo e religião, depois avança para as especificidades da situação colonial. Distingue entre governo e sociedade, mostrando que, se há governo, é para o único propósito de nos proteger de nossos próprios vícios. Paine afirma que o único propósito do governo é proteger a vida, a liberdade e a propriedade, e que um governo deve ser julgado apenas com base na medida em que atinge esse objetivo.

Este panfleto foi lançado em 10 de janeiro de 1776 e foi rastilho de pólvora na opinião pública americana. Menos de seis meses depois, o pais esta independente da Grã-Bretanha.

Lideranças da época enalteceram os argumentos de Paine: “Nenhum escritor superou Paine em facilidade e familiaridade de estilo, em perspicácia de expressão, felicidade de elucidação e em linguagem simples e despretensiosa”, disse Thomas Jefferson, um dos pais fundadores da América. “Um panfleto chamado ‘Senso Comum’ faz muito barulho. Uma das coisas mais vis que já foi publicada para o mundo. Cheio de falsas representações, mentiras, calúnias e traições, cujos princípios são subverter todos os governos reais e erigir uma República Independente”, rebateu Nicholas Cresswell. “Seus efeitos foram repentinos e extensos na mente americana. Foi lido por homens públicos”, garantiu Benjamin Rush. "Você leu o panfleto Senso Comum? Nunca vi uma atuação tão magistral... Em suma, eu me convenço, pelos argumentos, da necessidade da separação”, atestou o General Charles Lee. 

About the author

Thomas Paine nasceu na Inglaterra, em 9 de fevereiro de 1737. Foi um político britânico, além de panfletário, revolucionário, inventor, intelectual e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Thomas Paine foi, a um só tempo, ator, intérprete e testemunho não apenas das Revoluções Americana e Francesa, mas também dos movimentos revolucionários ingleses em fins do século XVIII e, em menor medida, do movimento revolucionário nos Países Baixos e na Irlanda, onde ele era continuamente citado e admirado. Viveu na Inglaterra até os 37 anos, quando imigrou para as colônias britânicas na América, em tempo de participar da Revolução Americana. Suas principais contribuições foram os amplamente lidos Common Sense (1776), advogando a independência colonial americana do Reino da Grã-Bretanha, e The American Crisis (1776–1783), uma série de panfletos revolucionários. Morreu em Nova Iorque, em 8 de junho de 1809, aos 72 anos.

Rate this audiobook

Tell us what you think.

Listening information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.