Abolicionismo. Feminismo. Já.

· · ·
· Companhia das Letras
3.0
2 reviews
Ebook
288
Pages
Eligible

About this ebook

Neste trabalho magistral, quatro das mais proeminentes ativistas antiprisionais do mundo lançam um apelo urgente por um feminismo verdadeiramente interseccional, internacionalista e abolicionista.

Amplificado pelos protestos mundiais após o assassinato de George Floyd em 2020 por um policial uniformizado, o abolicionismo tem moldado cada vez mais o debate político. As demandas pela desmilitarização da polícia e pela suspensão da construção de prisões estão no centro do Black Lives Matter, nos Estados Unidos, e dos movimentos negros em toda a Diáspora africana.
Como mostra este livro, abolicionismo e feminismo estão lado a lado na luta por uma causa comum: o fim do estado carcerário, com seu papel fundamental na perpetuação da violência, tanto pública quanto privada, nas prisões, nas forças policiais e na casa das pessoas. Se as teorias e práticas abolicionistas são mais atraentes quando são feministas; o feminismo abolicionista é a versão mais inclusiva e persuasiva do feminismo para estes tempos.

"Unindo feminismo e abolicionismo, as autoras estabelecem uma nova categoria política contra o Estado penal e policial. Será pelas mãos de mulheres — cis e trans, negras, quilombolas e indígenas — que se dará a verdadeira emancipação brasileira. Este livro é um suspiro para que avancemos cada vez mais no sentido da liberdade de todas as prisões físicas, sociais e estruturais a nós impostas." — Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e fundadora do Instituto Marielle Franco.

"A grandiosidade dessas quatro autoras admiráveis está em nos deslocar a um novo território coletivo: um mundo que não encarcera as nossas esperanças." — Vilma Reis, socióloga e coordenadora executiva da Coletiva Mahin.

"O feminismo abolicionista aqui proposto é internacionalmente mapeado como um conjunto de atuações que se desdobram historicamente desde o período pós-escravista, e que se expandem geopoliticamente na contemporaneidade, contra as articulações de diversas formas de opressão." — Denise Carrascosa, professora de literatura da UFBA, tradutora e advogada.

"Esse livro é tão amplo e exigente quanto o feminismo abolicionista que ele exige" — Sara Ahmed, autora de Viver uma vida feminista.

Ratings and reviews

3.0
2 reviews

About the author

ANGELA Y. DAVIS é professora emérita da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, ativista, escritora e palestrante. Seu trabalho volta-se para o estudo de prisões, polícia, abolicionismo e das intersecções entre raça, gênero e classe. Autora de vários livros, entre os quais Mulheres, raça e classe e A liberdade é uma luta constante.

GINA DENT é professora associada da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, leciona sobre estudos feministas, história da consciência e estudos legais. É editora do Black Popular Culture e escreve sobre literatura afro-diaspórica e estudos culturais, teoria crítica e pós-colonial.

ERICA R. MEINERS é professora da Universidade Northeastern de Illinois, leciona sobre educação e estudos sobre mulheres, gênero e sexualidade. Autora de vários livros, incluindo For the Children? Protecting Innocence in a Carceral State.

BETH E. RICHIE é professora da Universidade de Illinois, Chicago, leciona sobre criminologia, direito, justiça, estudos raciais, sociologia, gênero e estudos feministas. Seu livro mais recente é Arrested Justice: Black Women, Violence and America's Prison Nation.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.