Trajetórias Sociais: Perceções da Condição de Imigrante

· · · · · · · · · · · · · · · ·
· Editora Edições Esgotadas
Ebook
160
Pages

About this ebook

A presente obra inscreve-se, e resulta de trabalho realizado, no âmbito do projeto Ir Além – A Inclusão Social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade (Ir Além), promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre, e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). Um projeto centrado em analisar a relação entre as práticas de inclusão social de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT) e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, contribuindo para o desenvolvimento das políticas públicas no âmbito do asilo, proteção e migração.

About the author

António Calha é Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Portalegre. Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1998) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2016). Publicou vários artigos nas áreas da educação, saúde e envelhecimento em revistas referenciadas pela ISI Web of Knowledge (Thomson Reuteurs) e pela Scopus (Elsevier). Colabora com várias revistas nacionais e internacionais na qualidade de membro do conselho editorial e de revisor científico. Investigador no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre.

Elisabete Mendes é psicóloga educacional e realizou o seu doutoramento em Psicologia, com especialização no domínio da psicologia do desenvolvimento e educação. É docente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), desde 2000. Leciona nas licenciaturas em Educação Social e em Serviço Social, nos mestrados em Educação Pré-escolar, em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco e, em Educação Especial, o qual coordena. É membro do Conselho Técnico-Científico e integra o Departamento de Educação e Formação. É responsável pelo Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais do IPP e pelas Relações Internacionais na ESECS. Investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Investigadora no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre.

Elisete Diogo é Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Politécnico de Leiria e Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa. Assistente Social e formadora (CCP) com vasta experiência em contexto escolar com adultos, famílias e crianças. Atualmente é professora adjunta na Licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Politécnico de Portalegre e na pós-graduação em Sistema de Promoção e Proteção da Criança pela Universidade Católica Portuguesa. Investigadora pelo CRC-W da Universidade Católica Portuguesa, pelo VALORIZA do Instituto Politécnico de Portalegre, e pelo CICS.NOVA da Universidade Nova de Lisboa onde realiza programa de pós-doutoramento no âmbito do acolhimento familiar de crianças. Apresenta publicações nacionais e internacionais no quadro da Proteção da Criança, Acolhimento Familiar de Crianças, Serviço Social na Educação, Migrações, entre outros tópicos. Investigadora e coordenadora no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre, desenvolvendo investigação no âmbito das migrações.

Isabel Maria Cândido Munoz é Assistente Social, licenciada pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, com cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos e Psicologia Social das Organizações. Doutoranda em Serviço Social no ISCTE- IUL.É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre com título de Especialista em Mediação Social e Serviço Social, e subcoordenadora da licenciatura em Serviço Social. Possui ampla experiência profissional na área de Serviço Social com mais 25 anos, destacando-se as competências na área de conceção, planeamento e implantação de modelos e planos de intervenção e de formação profissional e de competências pessoais de crianças, pais e outros familiares na prevenção da violência contra crianças e cuidadores de doentes em cuidados paliativos. Desempenhou cargos de direção técnica de serviços e equipamentos sociais de apoio comunitário e de serviços à infância. Com interesse em investigações relacionadas com as práticas dos Assistentes Sociais na saúde, especificamente em contextos de cuidados paliativos. Investigadora no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre.

Isabel Maria Esteves da Silva Ferreira é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. É licenciada em Psicologia (1984), mestre em Psicologia da Educação (1993) e doutorada em Psicologia do Desenvolvimento (2003), pela Universidade de Coimbra. Tem exercido funções professores e de investigação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, tendo apresentado diversas comunicações, publicado vários artigos e participado em projetos de investigação. A nível institucional é coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico do IPP, membro da Comissão de Ética do IPP, do Conselho Técnico-Científico da ESECS e do Departamento de Educação e Formação. É perita externa, pela DGE participando na avaliação dos agrupamentos escolares. Investigadora no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre.

Ivaneide Dias Pereira Mendes (Prefácio), brasileira, nascida a 29.07.1967, residente em Portugal desce 22.04.2000, Doutora em Educação pela Universidade de Granada, Licenciada em Comunicação Social (Jornalismo e Radialismo) pela Universidade Federal de Pernambuco. Há 12 anos Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico do Porto, a prestar serviço na Escola Superior de Educação, investigadora do inEd Porto e, há duas décadas, Diretora de Serviços do Centro Social Paroquial de Santa Eulália Vizela. Desenvolve trabalhos e projetos na área Social e de Educação de Adultos há mais de 38 anos, foi diretora e realizadora do Programa TV Cidadania da TV Universitária- Recife. Autora de vários trabalhos na área Social e da Educação e Formação de Adultos.

Joana Pisco Véstia da Silva é Técnica superior CLDS 4G Borba Capacitar, Associação de Desenvolvimento Montes Claros Borba. Aluna 3º ano da licenciatura em Serviço Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Licenciada em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada _ 15º Curso de Pós-Graduação “Proteção de Menores – Prof. Doutor F.M. Pereira Coelho” – Centro de Direito da Família, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mediadora familiar _ Curso de Formação Mediação Familiar promovido pelo Instituto Português de Mediação (com homologação pelo Ministério da Justiça).

João Emílio Alves é Doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Foi Pró-Presidente para a Investigação e Inovação do mesmo instituto entre 2014 e 2021. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre. É membro integrado do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos e Investigador associado do CIES-ISCTE-IUL. Integra a equipa de coordenação da Secção Temática de Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia. Paralelamente à atividade docente, desenvolve investigação nas áreas do desenvolvimento regional e local, das políticas públicas, do planeamento em educação, do território e da avaliação de projetos. A sua tese de doutoramento (publicada em livro) incidiu num estudo de avaliação do programa Rede Social a nível nacional, com o título Parceiros em Rede: Estratégias territorializadas para o desenvolvimento local nas áreas do emprego e formação. Foi consultor do estudo Avaliação de Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), coordenado por Paulo Pedroso e Luís Capucha. Foi investigador coordenador do estudo de avaliação do Programa Rede social no município de Portalegre e conduziu o processo de avaliação externa independente do projeto EQUAL “Potencializar recursos, valorizar e qualificar pessoas e organizações”, da responsabilidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Integra a equipa de investigação responsável pela elaboração do PEDIAA-CE (Plano estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Alto Alentejo e Cartas Educativas). Foi coordenador da Carta Educativa do município de Portalegre e do processo de revisão da mesma. Foi também membro da equipa de elaboração do Projeto Educativo Municipal de Sousel (Alto Alentejo). Tem várias publicações em revistas científicas, nacionais e internacionais. É autor e coautor de vários livros e capítulos de livros e tem participado em vários congressos científicos, quer como orador, quer como membro das respetivas comissões organizadoras e científicas. Investigador no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre.

Jéssica Ganhão é aluna do 2º ano da Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). É presidente do Núcleo de Estudantes de Serviço Social da Associação Académica, ano letivo de 2021/2022. Participou do projeto internacional “Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo” (Projeto Demola), em sua 3ª edição.

Luiza Mira é Assistente social, licenciada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Aluna de mestrado na Universidade Lusíada de Lisboa. Bolseira de investigação do projeto Ir Além – A Inclusão Social de NPT e o Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade (2020‐2022) cofinanciado pelo FAMI.

Raquel Melo é Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra. É música integrando como vocalista e instrumentista diversos grupos no âmbito da música tradicional portuguesa. Paralelamente a este trabalho, envolve-se no âmbito da arte e comunidade, destacando a participação na PELE - Associação Cultural e a formação no Curso de Formação de Animadores Musicais, na Casa da Música do Porto. Foi investigadora no projeto ECOMUSIC - Práticas Sustentáveis: um estudo sobre o pós - folclorismo em Portugal no século XXI, no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), na Universidade de Aveiro trabalhando no acompanhamento do processo de inscrição da prática do “Canto a Vozes” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Atualmente frequenta o 2º ano do mestrado em Educação e Intervenção Social (especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos) e é investigadora no projeto “Ir Além - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, do Instituto Politécnico de Portalegre), desenvolvendo investigação no âmbito das migrações NPT em Portugal.

Rita Ramos é aluna da Licenciatura de Serviço Social na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre (IPP). Participou, enquanto voluntária, do Projeto Plano Local de Leitura 2027, na cidade de Torres Vedras, Plano esse concretizado em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, e a Biblioteca Municipal da cidade.

Roxane Leitão é aluna da Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). É Técnica de Vídeo/Áudio – Produção e Pós-Produção pela Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa (ETIC), trabalha como freelancer de Pós-Produção. Participou no Programa Leonardo da Vinci, consistiu num estágio profissional, com duração de três meses em Chemnitz, Alemanha.

Sofia A. Gonçalves Martins é Assistente Social, licenciada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Pós-graduada e mestranda em Gerontologia Social. Conta com especializações nas áreas da Violência Doméstica e da Igualdade de Género. Possui particular interesse pela investigação e intervenção social nas áreas da Saúde, da Gerontologia e dos Cuidados em Fim de Vida.

Tatiane Valduga é Assistente Social e Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). É também Coordenadora do Curso de Serviço Social da ESECS/IPP. Doutora em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE‐IUL), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil). Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES‐ISCTE). Investigadora do projeto Ir Além – A Inclusão Social de NPT e o Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade (2020/2023), cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Verônica Vitorino é brasileira, tem 21 anos e é recém-licenciada em Serviço Social em Portugal. Apaixonada por conhecer e entrar em contacto com novas culturas e participar em projetos e programas interculturais. Tem experiência com a prática do Serviço Social com imigrantes em Portugal e com refugiados nos Países Baixos apaixonando-se por essa área de intervenção.

Vitória Ciuca é aluna da Licenciatura em Serviço Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. É Secretária do Núcleo de Estudantes de Serviço Social da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre do ano letivo 2021/2022. Foi participante no projeto internacional «TC Nurse - Transcultural Nursing: a European priority, a professional responsability», co-financiada pelo programa Erasmus+.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.