Marcoré

· Editora Arqueiro
4.0
2 reviews
Ebook
224
Pages

About this ebook

Publicado pela primeira vez em 1957, Marcoré recebeu o Prêmio de Romance da Academia Brasileira de Letras e foi aclamado pelo público e pela crítica, sendo considerado uma das grandes obras da moderna literatura brasileira de cunho psicológico. Depois de mais de duas décadas fora do mercado, ganha nova edição em comemoração ao centenário de nascimento do autor, com belas ilustrações do gravurista pernambucano Newton Cavalcanti.

Com um estilo sóbrio e intimista, Antonio Olavo Pereira retrata o dia a dia de uma pequena cidade no interior de São Paulo. O protagonista é o oficial-maior do cartório da cidade, um homem introspectivo que se vale de seu privilegiado posto de observação – aonde as notícias sobre nascimentos, mortes, casamentos e acordos comerciais chegam em primeira mão – para especular sobre as motivações ocultas das pessoas e refletir sobre a condição humana. Consciente da precariedade da existência, ele enxerga a vida com um pessimismo temperado com compaixão.

O drama central da narrativa, no entanto, se desenrola na vida pessoal do oficial-maior, dentro da casa dos sogros – onde mora –, no convívio com a doce e frágil esposa, Sílvia, e nas dificuldades de relacionamento com a sogra irascível. A sufocante rotina familiar acaba sendo quebrada por uma notícia surpreendente que irá provocar mudanças inesperadas para todos: depois de dez anos de casamento, Sílvia descobre que está grávida do primeiro filho, Marcoré.

Preciso e econômico na linguagem, Antonio Olavo Pereira demonstra um profundo conhecimento da natureza humana ao criar personagens extremamente verossímeis que parecem compor um documento da vida familiar brasileira.

"O que constitui a maior originalidade do romance é a sua construção. Nele o fio da vida corre como a própria vida. É um livro de valor. Um livro que faz chorar. Mas é acima de tudo um romance." — José Lins do Rego

Ratings and reviews

4.0
2 reviews

About the author

Antonio Olavo Pereira nasceu em Batatais, no interior de São Paulo, em 1913. Aos 20 anos começou a escrever para a revista O Malho, do Rio de Janeiro. Depois trabalhou na Biblioteca de São Paulo e, logo em seguida, associou-se ao irmão mais velho, o grande editor José Olympio, na direção do departamento editorial da Livraria José Olympio Editora. Seu primeiro livro, a novela Contramão, foi publicado aos 37 anos, em 1950. Marcoré foi lançado em 1957 e Fio de Prumo, em 1965. Seu último trabalho foi Uma Certa Borboleta Azul, dedicado ao público infantil. Foi casado com Gulnara Lobato de Morais Pereira, com quem teve o filho Antonio Olavo Pereira Junior. Faleceu em São Paulo em 1993.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.