Em nome da filha

· FUNDAÇAO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS
Ebook
112
Pages

About this ebook

O último relatório da Organização Mundial de Saúde revelou a proporção desmedida que a violência doméstica atingiu no mundo inteiro: uma em cada três mulheres é vítima de agressões físicas, psicológicas e sexuais, pelo simples facto de ser mulher. O jornal El País chamou-lhe «uma pandemia devastadora», num artigo publicado a 25 de Novembro de 2016, Dia Internacional contra a Violência de Género. Quase um quarto dos países ainda não possui legislação própria que permita combater este drama humano, mas não é o caso de Portugal. Sobretudo desde a aplicação do I Plano Nacional contra a Violência Doméstica, lançado em 1999 e renovado até à data, com sucessivos melhoramentos, têm sido enormes os progressos em matéria de legislação e meios de intervenção específicos. Falta o mais difícil: mudar mentalidades e formar a consciência das novas gerações. O caminho a seguir parece ser inquestionável: educar, educar, educar. A reportagem Em Nome da Filha - Retratos de Violência na Intimidade é maioritariamente composta por testemunhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Entrevistadas em vários pontos do país, acederam a contar as suas histórias sob anonimato, por razões compreensíveis. A essa urgência de partilha correspondeu a vontade de contribuir para a mesma causa: lutar contra um problema que não é «doméstico», mas de toda a sociedade. De todos nós, mulheres e homens.

About the author

Carla Maia de Almeida e escritora e jornalista. Escreve actualmente na revista LER sobre livros infanto-juvenis, área em que também faz traduções e dá formação. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Desde 2005, publicou onze livros, quase todos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura: O Gato e a Rainha Só, Não Quero Usar Óculos, Ainda Falta Muito?, Onde Moram as Casas, A Lebre de Chumbo, Irmão Lobo (incluído na selecção White Ravens 2014), Amores de Família, A Ilha dos Diabretes, Atento ao Medicamento, Ana de Castro Osório – A Mulher que Votou na Literatura e Chamo-me... Siza Vieira. Nasceu em Matosinhos, em 1969. Vive em Lisboa.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.