Como Estudar Eficientemente

Editora Letras - EL Publicações LTDA ME
17
Free sample

Como Estudar Eficientemente traz regras claras e objetivas destinadas a todos aqueles que desejam tornar seu estudo eficaz, formar hábitos de trabalho mental corretos e desenvolver um método ou plano adequado de estudo que realmente os ajudem a assimilar os conteúdos e maximizar seu aprendizado. A obra do Professor Guy M. Whipple não é um livro direcionado apenas a estudantes, é também orientado para professores que desejam desenvolver, o mais cedo possível, bons hábitos de estudo em seus alunos.
Read more
3.5
17 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Letras - EL Publicações LTDA ME
Read more
Published on
Jan 7, 2016
Read more
Pages
64
Read more
ISBN
9788566209198
Read more
Language
Portuguese
Read more
Genres
Education / Student Life & Student Affairs
Education / Study Skills
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Read Aloud
Available on Android devices
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
Pais, Professores e Educadores em geral, reconhecem a necessidade de auxiliar as crianças ao nível de estratégias para o seu autodesenvolvimento. Principalmente em tempos atuais, na medida em que verificamos o surgimento sucessivo de problemas associados com a aprendizagem, predominantemente no que respeita à concentração, muito embora as causas possam ter por base os mais distintos diagnósticos.

A tendência da sociedade atual, atendendo ao seu enfoque e confiança nas respostas provindas da medicina e campos associados, corresponde ao analisar das problemáticas na aprendizagem como problemas essencialmente de origem orgânica, quer de âmbito genético, quer psicológico.

Esta obra procura cortar com essa linha de pensamento, unindo-se a outras mais ancestrais e que dominaram o pensamento no campo educativo até décadas recentes. Nomeadamente, favorecendo estratégias de intervenção através da prática, da experimentação, do contacto com a realidade envolvente. É nessa medida que se procura aqui, através de diferentes temáticas, expor um modelo prático, de fácil aplicabilidade e com flexibilidade suficiente para se adaptar a diferentes contextos e perfis.

Muito se poderia dizer sobre cada uma das temáticas, mas na medida em que se procurou conjugar várias ideias, desde as presentes na filosofia até às modernas da psicologia, num sistema prático, o modelo aqui apresentado restringe-se a uma maior linearidade, que facilite a sua compreensão e imediata aplicação.

Não se querendo expor dogmas ou apresentar uma perspetiva infalível e superior a outras que operam no mesmo campo, toda a obra procura seguir uma linha de pensamento, que provém de várias teorias seculares relativas ao pensamento humano e à forma como o homem adquire conhecimento, fazendo um encaixe simultâneo com as perspetivas científicas contemporâneas sobre o desenvolvimento humano. Mais do que isto, é uma abordagem aos problemas inerentes às dificuldades de aprendizagem resultante de inúmeras aplicações práticas, através das quais foi objeto de reformulação e reestruturação, por forma a aumentar a sua eficiência.

Resta ainda dizer que a perspetiva aqui exposta procura atender fundamentalmente aos problemas de aprendizagem vividos pelas crianças. Ainda que possa ser transversal á aprendizagem nos adultos, não remete para este campo experiencial, dentro do qual muito podia ser dito e repensado, pois quando falamos de adultos já estamos a debater maiores complexidades em interação, nomeadamente no que concerne à relação destes com a sua realidade, as inúmeras experiências emocionais subentendidas à capacidade de aprendizagem e os temas em estudo, entre muitas outras variáveis. Procura-se, acima de tudo, fazer menção de estratégias e técnicas específicas, resultantes das melhores e mais interessantes experiências em contextos educacionais.

Partindo duma ampla e longa experiência no campo da aprendizagem, o autor sintetiza nesta obra as qualidades e a estratégia do aluno de sucesso.

Muito embora esta obra foque, em especial, o caso da aprendizagem escolarizada, pode ser aplicada a todos e quaisquer outros âmbitos da vida. Pois, “a responsabilidade para aprender pertence ao estudante, independentemente da idade” (Robert Martin).

Trabalhando no campo da educação na Europa e Ásia, e observando de perto vários modelos de ensino, bem como os comportamentos dos alunos de diferentes regiões do mundo, e, baseado ainda nos seus conhecimentos e experiências pessoais, o autor conseguiu sintetizar, em passos simples, a estratégia fundamental que pode fazer de qualquer aluno o melhor entre melhores. A prova da eficiência desta estratégia reside na sua aplicação com alunos Europeus, Africanos e Asiáticos, evidenciando a sua transversalidade além cultura e costumes.

Sendo experiente como Professor Universitário em quatro universidades distintas, nomeadamente no curso de professores da melhor Universidade de Shanghai, Diretor de Recursos Humanos em várias Multinacionais, e, tendo uma larga experiência enquanto Psicopedagogo e especialista em Dificuldades de Aprendizagem, além de ter ainda sido Professor em inúmeras Escolas nas disciplinas de Psicologia, Sociologia, Filosofia, Matemática e Educação Física, e Instrutor de Artes Marciais, o autor pôde conceber uma metodologia que se encaixa em qualquer área do conhecimento, sem exceções algumas.

O autor analisou alunos de diferentes idades e estratos sociais, alunos de diferentes origens culturais, dos países mais distintos do mundo, e, com base em toda essa experiência, conseguiu colocar sempre os piores alunos, não apenas entre melhores, mas no primeiro lugar das suas escolas e universidades. Os alunos de Daniel Marques eram conhecidos por suas capacidades extraordinárias de vencer concursos de escrita e discurso, bem como aprender uma língua estrangeira em menos de 3 meses.

Em todos os casos, a estratégia consistiu em aplicar o modelo aqui exposto. Um modelo que, apesar de simples, é, na verdade, uma simplificação dum estudo rigoroso e de uma experiência ampla e variada e, por isso, extremamente eficiente. Alguns dos temas abordados ao longo da obra referem o poder da definição de objetivos, a análise das estratégias de estudo, a autoanálise da metodologia de aprendizagem e a planificação do estudo. Os restantes temas consistem num auxílio à aplicação dos primeiros, bem como explicação da sua funcionalidade e aplicação.

Toda a obra se complementa em diferentes passos de organização da aprendizagem que se conciliam numa estratégia única e empírica que permite a sucessiva adaptação e autodesenvolvimento do estudante. Não se trata apenas da descrição de uma estratégia de trabalho eficaz, mas da estratégia que permite ser indeterminadamente, e em qualquer contexto, qualificado, numa senda de desenvolvimento contínuo, visto que este modelo teórico se reforça em si próprio mediante a sua aplicação continua.

Este livro é uma ferramenta que permite tornar qualquer aluno num estudante inteligente, independentemente do seu passado e historial, e ajudar a obter sucesso muito acima da média e em qualquer área da vida. Pois, os melhores alunos de Daniel Marques não foram apenas bem sucedidos enquanto alunos, mas também enquanto profissionais nas empresas mais lucrativas no plano mundial, e até mesmo enquanto empresários.

©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.