Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização

· Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais Book 2 · FACOS-UFSM
4.5
2 reviews
Ebook
318
Pages
Eligible

About this ebook

Este livro é um dos resultados do II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. O II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais teve uma programação desenvolvida em dois níveis: Mesas de Debate, com pesquisadores convidados (5 mesas, com participação de pesquisadores da Suécia [1], Rússia [1], Portugal [1] e Argentina [1] e brasileiros [6]). A programação do II Seminário e sua estrutura podem ser vistas em https://www.midiaticom.org/seminario-midiatizacao/grade-de-programacao-2018/. No total, foram 15 horas de debates nas cinco mesas. Este segundo seminário deu continuidade ao primeiro Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, que teve também mesas de pesquisadores convidados. No primeiro seminário, as 5 mesas tiveram participação de pesquisadores da França (3), Dinamarca (1), Argentina (2) e brasileiros (4). Ver em: https://www.midiaticom.org/seminario-midiatizacao/programacao-2016/.

Portanto, metodologicamente, o Seminário se realiza na articulação de mesas de debates com convidados internacionais e, num segundo nível, grupos de trabalho, com a presença de pesquisadores, doutores, doutorandos, mestres e mestrandos. Destacamos que, ainda no âmbito dos processos formativos, mestrandos e doutorandos, mestres e doutores, pós–doutorandos e pós-doutores egressos e integrantes do Grupo de Pesquisa organizador participam como pareceristas, em avaliação cega, dos resumos expandidos submetidos por formandos em titularidade inferior a sua – sob coordenação dos professores pesquisadores do Grupo Midiatização e Processos Sociais. Estes avaliaram (num grupo de mais de três dezenas de pareceristas) cada um dos trabalhos submetidos por colegas com formação em nível inferior, com notas classificatórias, que resultaram nos trabalhos aprovados. Esses foram depois agrupados pela comissão organizadora, de forma sucessiva, até chegar aos grupos de trabalho do evento.

Foram submetidos 237 resumos. Foram selecionados resumos na seguinte proporção de participantes: 21% de professores-pesquisadores; 33% doutores e doutorandos; 33% mestres e mestrandos; 13% de graduados e graduandos vinculados à pesquisa de iniciação científica e/ou com resultados de pesquisa em TCC. No primeiro seminário, em 2016, as submissões foram feitas por 250 autores e houve 217 resumos ampliados. Desses, foram selecionados cerca de 188 trabalhos. Nos dois eventos, metade dos participantes são de universidades de outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, principalmente).

Entre os seus resultados, além dos processos formativos no curso de sua realização, acentuamos a consolidação em uma biblioteca de reflexões, em formato de artigos completos das apresentações em GTs e livros, publicados no formato de e-book (com capítulos produzidos pelos participantes das mesas de debate).

Os resumos ampliados do evento estão disponíveis em https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos. Os artigos completos estão disponíveis em https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos. Este livro das Mesas de Debates do II Seminário, desta edição em e-book, está disponibilizado não só no acervo do projeto (https://www.midiaticom.org/e-books/), mas também da FACOS UFSM (https://www.ufsm.br/editoras/facos/publicacoes/).

Reiteramos os nossos agradecimentos a Capes e Fapergs pelo auxílio financeiro, essencial para a viabilização desta proposta de conversação a partir de pesquisas, teóricas e empíricas, realizadas por seus participantes.

4.5
2 reviews

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.