Joël Dicker em estado puro, numa belíssima edição ilustrada.
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Plano Nacional de Leitura
Literatura - 15-18 anos - Maiores de 18 anos
Estamos em 1903, na longínqua Sibéria. Uma aldeia é atacada por um tigre colossal, e o governador oferece uma recompensa a quem seja capaz de debelar a fera. Iván Levovitch, jovem e inexperiente, aceita um desafio que se revela aterrorizante, já que, a partir de certo ponto, deixamos de saber quem é o caçador e quem é a presa.
O tigre é o primeiro livro de Joël Dicker, escrito aos dezanove anos e enviado para um concurso literário.
O júri viria a confessar que não chegou a considerar o manuscrito, por duvidar de que alguém tão jovem pudesse ser o autor daquele texto.
Dicker revela aqui uma capacidade impressionante de agarrar o leitor, criando uma narrativa poderosa, encarnada por personagens difíceis de esquecer. Devedor dos clássicos russos e ingleses, O tigre aborda já os grandes temas que marcam a escrita do autor: os dilemas existenciais, a violência, a possibilidade de redenção.
Oito anos depois desta estreia, Joël Dicker venceu o Grande Prémio da Academia Francesa e o Prémio Goncourt des Lycéens com A verdade sobre o caso Harry Quebert, que se transformou num colosso literário e o catapultou para o pódio dos escritores mais lidos da actualidade.
Edição ilustrada por David de las Heras
Os elogios da crítica:
«Em O tigre já é possível apreciar verdadeiramente aquilo em que este escritor se vai tornar [...]. Um relato fundamental [...], revelando uma extraordinária capacidade de agarrar o leitor desde a primeira página, construindo uma tensão narrativa cativante até ao fim, numa história carregada de coragem, ambição e orgulho. [...] Belissimamente ilustrado por David de las Heras, cujos desenhos constituem um relato paralelo, casando na perfeição com o texto de Dicker [...]. Uma história intrigante, que vicia quer pelas palavras quer pelas imagens.»
Pablo Delgado, Farenheit 451 (Blogs ABC)
«Um relato magnífico [...], muito valorizado por uma edição primorosa. [...] Uma pequena jóia de um escritor extraordinário.»
Ana Granger, PaperBlog
«Uma história tão poderosa como o felino que lhe dá título e como a própria vida, numa edição brilhantemente ilustrada por David de las Heras. Altamente recomendável.»
Kutxa Ródenas, La Opinión de Múrcia
«Quem deseje iniciar-se na leitura da obra de Joël Dicker pode, sem dúvida, começar por este seu primeiro livro, magnificamente ilustrado por David de las Heras. Diante dos olhos do leitor é desfiada uma história que o manterá alerta até à última página, aguardando a cada momento o esperado encontro entre caçador e tigre.»
Blogue Un lector indiscreto
«A história flui com naturalidade, o estilo é polido e depurado, o tom éépico e lendário... Uma maravilha de história, que desde logo estava a anunciar o nascimento de um escritor destinado ao sucesso.»
Antonio F. Rodríguez, La antigua Biblos
Joël Dicker nasceu em Genebra, Suíça, em 1985. Estreou-se na literatura com O tigre, com apenas dezanove anos, e no romance com Os últimos dias dos nossos pais. Mas foi o segundo romance que o transformou num fenómeno literário global: A verdade sobre o caso Harry Quebert foi publicado em trinta e três países, vendeu mais de quatro milhões de exemplares e venceu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, o Prémio Goncourt des Lycéens e o Prémio Lire para melhor romance em língua francesa. Foi ainda adaptado a série televisiva pela mão de Jean-Jacques Annaud, com emissão nocanal AMC. Seguiram-se O livro dos Baltimore, O desaparecimento de Stephanie Mailer, O enigma do quarto 622, O caso Alaska Sanders e Um animal selvagem, confirmando, livro após livro, a mestria de Dicker no género do mistério literário. Toda a sua obra está publicada em Portugal na Alfaguara.