Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?

· Coleção Discos da Música Brasileira Book 1 · Edições Sesc
5.0
3 reviews
Ebook
120
Pages
Eligible

About this ebook

No aniversário de 25 anos do álbum, o jornalista e crítico José Teles reconstrói a trajetória do disco que transformou a música brasileira ao fincar sua "parabólica" de samplers e guitarras pesadas nos ritmos populares de Pernambuco: Da lama ao caos, de Chico Science & Nação Zumbi, lançado em abril de 1994. Colunista de música do Jornal do Commercio, de Recife, desde 1987, Teles foi testemunha privilegiada do nascimento do álbum e da cena manguebeat, encabeçada por Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. No livro, ele entrevista músicos, produtores, empresários, diretores de gravadora, designers, fotógrafos e jornalistas para recontar a história e os bastidores do disco que colocou Recife - a "quarta pior cidade do mundo", de acordo com relatório de 1991, de um órgão ligado à ONU - no centro de toda a cena cultural dos anos 1990. O livro é o primeiro título da coleção Discos da Música Brasileira. Como escreve Teles: "A contemporaneidade começava a botar as patolas de fora, surgida de onde menos se esperava. Até então, os movimentos musicais no Recife saíram da classe média ou das elites da cidade. Da periferia, a exceção, que não chegou a ser movimento, foi o frevo, surgido do 'poviléu' (como se dizia no início do século 20). O movimento que surgiu para "contemporaneizar" a música pernambucana veio metaforizado de mangue, os homens-caranguejos, que juntaram o arsenal de ideias na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, em edifícios localizados num trecho que pode ser visto como um emblema da estagnação da cidade". E continua mais à frente: "Não se imaginava que aquela turma, que se autodenominava 'caranguejos com cérebro', que se apresentava para plateias reduzidas e trocava ideias em barzinhos descolados, fosse extrapolar limites, divisas, fronteiras, que revigorasse a cultura pernambucana, influenciasse a música brasileira, e tivesse repercussão internacional.". Ao autor, declara no livro o guitarrista do grupo, Lúcio Maia: "Eu acho Da lama ao caos melhor que Afrociberdelia [segundo álbum da banda]... Chico, eu, Jorge, Gilmar, todo mundo teve o tempo de uma vida inteira para pensar nele". A coleção Discos da Música Brasileira, publicada em português e em inglês, tem organização do crítico musical Lauro Lisboa Garcia.

Ratings and reviews

5.0
3 reviews

About the author

José Teles é jornalista, crítico de música e cronista do Jornal do Commercio, do Recife, desde 1980. Na imprensa, colaborou ainda com vários jornais e revistas, entre eles O Pasquim, Caros Amigos, International Magazine, Bizz, General e Continente. É autor de livros como Do frevo ao mangue beat (Editora 34, 2000), O frevo rumo à modernidade (2008, prêmio de ensaio nos 100 Anos do Frevo, pela prefeitura do Recife); e as biografias O malungo Chico (sobre Chico Science, 2004), Um menino chamado Lua (sobre Luiz Gonzaga, 2012) e Claudionor Germano: a voz do frevo (2015), todas publicadas pela pernambucana Editora Bagaço.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.