Notas sobre Piscator: Teatro político e arte inclusiva

· Edições Sesc
Ebook
320
Pages
Eligible

About this ebook

Judith Malina (1926-2015) e o Living Theatre, grupo do qual foi uma das fundadoras, são ícones do teatro político há sete décadas. Porém, poucos sabem que ela estudou com Erwin Piscator (Alemanha, 1893-1966), um dos mais importantes encenadores do século XX, que contribuiu para a criação do teatro épico, com Bertolt Brecht, e cujas técnicas inovadoras criadas nos anos 1920 tiveram grande influência nas produções europeia e norte-americana. Meio termo entre um diário e um tratado sobre o método de Piscator, o livro compila as impressões de Malina sobre as aulas e a influência dele no teatro político e experimental, além refletir sobre a contribuição dos ensinamentos do encenador alemão para o trabalho do Living Theatre.

About the author

udith Malina nasceu em 4 de junho de 1926, filha do rabino Max Malina e da atriz Rosel Zamojre, que desistiu da carreira ao casar-se, mas jurou que teria uma filha que se dedicaria ao teatro. Judith fundou o Living Theatre com Julian Beck em 1947, uma aventura que, depois da morte de Beck em 1985, ela prosseguiu ao lado de Hanon Reznikov. Após o falecimento dele em 2008, ela continuou a produzir, escrever e dirigir as peças da companhia, realizando sua pesquisa experimental de ação teatral e atividade política em Nova York e em numerosos países. Detentora de prêmios oferecidos por suas conquistas ao longo da vida pela Southern Eastern Theatre Conference, a National Theatre Conference, a Association for Theatre in Higher Education e o New York Innovative Theatre Award, ela conquistou sete vezes o Obie Award como diretora ou atriz. É membro do Theatre Hall of Fame e consta como verbete das enciclopédias Britannica e Larousse. Em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural pelo seu trabalho no Brasil na década de 1970. Desde a publicação de O caderno de Piscator, em 2012, ela escreveu, dirigiu e produziu mais duas peças em Nova York: Here We Are (Aqui estamos, 2013), a última produção no Living Theatre da Clinton Street; e No Place to Hide (Sem lugar para se esconder, 2014) no Clemente Soto Velez Center e ao ar livre, durante o verão, no qual ela atuou. Além disso, ela dirigiu e atuou na remontagem atualizada de Sete meditações sobre o sadomasoquismo político (2012). Protagonizou The Plot is the Revolution (O enredo é a revolução) com Silvia Calderoni, para a companhia italiana Motus, apresentando-se tanto na Europa como no teatro La Mama em Nova York (2012-13). Foi dirigida por Theodora Skipitares em As cadeiras, espetáculo livremente inspirado em Ionesco, no La Mama (2013-14). Neste último período, Judith Malina participou de numerosas leituras de poesia, protagonizou o filme documentário de Azad Jafarian Love and Politics (Amor e política) sobre seu trabalho, que estreou no Tribeca Film Festival em 2011, ano em que visitou a Noruega e a França, dando oficinas no Grusomhetens Theater (Teatro da Crueldade) de Oslo e no Théâtre Studio (Teatro Estúdio de Stanislas Nordey e Rodrigo Garcia) em Paris. Em 2015, ano de sua morte, teve publicados dois livros: Having Loved (Tendo amado) em janeiro e Full Moon Stages (Cenas da lua cheia) postumamente. Ela faleceu em 10 de abril de 2015.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.